Marcas de luxo têm desempenho abaixo da média do mercado

AutoIndústria

 

As fabricantes de carros de luxo que investiram em fábricas no Brasil nesta década tiveram desempenho em 2018 abaixo da média do mercado total no País. Enquanto as vendas de automóveis e comerciais leves cresceram 13,8%, as da BMW e da Jaguar Land Rover expandiram-se na faixa de 11% e as da Audi e Mercedes-Benz registraram queda no período.

 

Isoladamente, o melhor resultado foi obtido pela Jaguar, que fechou o ano com 1.819 emplacamentos, alta de 44,3% sobre os 1.261 e 2017. Mas como a Land Rover cresceu apenas 4,3%, para 6.754 unidades, as vendas totais da empresa que tem fábrica em Itatiaia, RJ, tiveram elevação de 10,8%, atingindo 8.573 unidades.

 

Vale destacar que entre as marcas de luzo que não têm fábrica no Brasil, a Volvo Cars foi destaque, com expansão da ordem de 95,6% e total de 6,8 mil emplacamentos.

 

A liderança do mercado premium ficou nas mãos da Mercedes-Benz pelo segundo ano consecutivo. Apesar da queda de 2,8% no comparativo anual do volume de vendas, a Mercedes-Benz conquistou 38% de participação no segmento, com 12.131 licenciamentos.

 

O Classe C, com 5,1 mil unidades vendidas, é o primeiro colocado no ranking dos carros de luxo mais vendidos no País. Fabricado no interior paulista, o GLA emplacou 2.961 unidades. De acordo com Holger Marquardt, diretor de marketing e vendas automóveis da Mercedes-Benz América Latina e Caribe, a marca alcançou os objetivos traçados para 2018.

 

“Buscamos atrair novos públicos através do rejuvenescimento da marca e no fortalecimento da parceria com a nossa rede de concessionários, que hoje conta com 55 pontos, incluindo 12 AMG Performance Centers, e que oferecem a todos os nossos clientes o melhor da vivência com a nossa marca, seja no atendimento durante a escolha de um modelo, ou através do nosso serviço de pós-venda”.

 

A também alemã BMW ficou em segundo lugar, com 11.375 emplacamentos, evolução de 11,4% em relação às 10.170 unidades comercializadas em 2017. A Audi, terceira colocada, encerrou 2018 com 9.677 licenciamentos, volume inferior ao de 2017, quando vendeu 9.913 unidades.

 

SUVs

 

A Jaguar Land Rover divulgou nesta quinta-feira, 17, que as duas marcas combinada segurem líderes no segmento de SUVs premium no País. “A Jaguar foi muito bem-sucedida ao entrar no segmento de SUVs, aliando sua herança esportiva aos atributos off-road. A família Pace conquistou o público com sua excelente dirigibilidade e seu design único e inovador, característicos da Jaguar”, afirma Divanildo Albuquerque, diretor-geral da Jaguar Land Rover Brasil.

 

Em 2019, a família Pace ganhará no Brasil um novo membro, o 100% elétrico I-Pace. Já os destaques da Land Rover ficam com o Discovery Sport – feito no Brasil – e o Range Rover Velar, que apresentou excelente crescimento em vendas no último ano, segundo o executivo.

 

No segmento de SUVs grandes, o Range Rover Sport segue líder, com 43,7% de participação. A partir de 2020, todo veículo da Jaguar Land Rover terá, no mundo, uma versão híbrida ou elétrica, seguindo os princípios da marca em relação ao futuro da mobilidade. A Jaguar Land Rover encerrou 2018 com quarenta lojas em todo o Brasil. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)