Vendas de caminhões e ônibus fecham 2018 em crescimento

Frota e Cia

 

O mercado brasileiro de caminhões encerrou 2018 com 76.431 unidades comercializadas, segundo dados divulgados pela Fenabrave. O crescimento com relação ao ano anterior foi de 46,8%, desempenho considerado positivo pelo vice-presidente Sérgio Zonta – apesar da base comparativa ser baixa.

 

“Os fatores que impactaram o resultado final de caminhões foram a expectativa de crescimento do PIB, que veio se consolidando ao longo do ano, a queda acentuada na inadimplência do setor, o aumento expressivo da participação dos bancos, tanto os privados como os de montadoras, nos financiamentos, o crescimento dos índices de confiança dos frotistas e transportadores, além da formação de frota própria, observada junto às empresas, como consequência da greve dos caminhoneiros”, afirmou Zonta.

 

O segmento de ônibus fechou o ano passado com avanço de 26,8% com relação a 2017, somando 19.150 unidades.

 

A entidade acredita que os dois segmentos fecharão este ano com novo crescimento. No caminhões, a alta esperada é de 15,4%, para algo em torno de 88 mil unidades, enquanto o mercado de ônibus poderá avançar um pouco mais – 17,9%, fechando 2019 com 22,5 mil chassis comercializados. (Frota e Cia)