Volkswagen compra divisão de carros conectados da Volvo por US$ 122 milhões

Reuters

 

A Volkswagen está comprando uma participação majoritária da WirelessCar, desenvolvedora de serviços digitais especializada na condução conectada da Volvo, por 1,1 bilhão de coroas suecas (US$ 122 milhões), disseram as montadoras na quarta-feira (19).

 

De acordo com a marca alemã, a tecnologia WirelessCar permite uma troca de dados segura e estável entre os sistemas operacionais de seus carros, além de plataforma de nuvem que está desenvolvendo com a Microsoft.

 

A montadora alemã comprará 75,1% da WirelessCar no negócio, o que permitirá que a Volvo se concentre em veículos comerciais, seu principal negócio desde que vendeu a Volvo Cars em 1999.

 

A Volkswagen afirmou que pretende investir mais de 11 bilhões de euros em veículos elétricos, digitalização, direção autônoma e serviços de mobilidade até 2023, com a maior parte destinada a carros elétricos.

 

A WirelessCar tem sua própria plataforma de tecnologia e desenvolve serviços digitais como faturamento, segurança e serviços de emergência para clientes, incluindo Jaguar Land Rover, Daimler, Nissan e Volvo Cars.

 

A empresa tem mais de 3 milhões de carros conectados em todo o mundo e deve contabilizar receitas de cerca de 500 milhões de coroas em 2018, disse a Volvo em seu comunicado. (Reuters)