União Europeia assume compromisso de cortar emissões de CO2 de carros em 37,5% até 2030

Diário do Transporte

 

A União Europeia assumiu na última segunda-feira, dia 17 de dezembro de 2018, um compromisso entre os 28 países membros para cortar as emissões de dióxido de carbono (CO2) de carros e vans.

 

Após intensos debates, o acordo acabou por nivelar as diferenças entre países produtores de carros e parlamentares de maior consciência ambiental.

 

Miguel Arias Cañete, responsável pelo setor de energia do bloco, afirmou: “chegamos a um compromisso para cortar emissões de carros em 37,5 % e de vans em 31 % até 2030”.

 

O acordo definiu que os cortes deverão ser observados nos lançamentos de carros e furgões em 2030, com o percentual de redução relativo a 2021.

 

Mensurado como um dos grandes vetores de emissões de carbono no continente europeu, o setor de transporte tem como maiores responsáveis os automóveis e furgões, que juntos respondem por quase 2/3 de todas as emissões do setor.

 

O acordo ainda precisa ser formalmente confirmado. O desafio alcançado foi justamente elevar a meta de redução proposta inicialmente pela Comissão Europeia ao Parlamento do bloco, que era de 30%. Além disso, definiu uma meta intermediária de redução de 15% nas emissões até 2025.

 

O compromisso firmado pelos países pede à União Europeia o estabelecimento de um sistema de monitoramento até 2030, visando garantir que melhorias desenvolvidas em laboratório sejam aplicadas nas ruas e rodovias europeias.

 

Para esta quinta-feira, dia 20 de dezembro, os países do bloco estão avaliando separadamente o quanto as emissões de caminhões devem ser cortadas.

 

A organização Transport & Environment (T&E) aposta que a medida, se aprovada, vai estimular ainda mais a indústria de carros elétricos. Pelos cálculos da Ong, essa redução de emissões só poderá ser alcançada se as montadoras, no total de suas vendas, incluírem 30% de veículos movidos a bateria ou células de combustível até 2030. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)