AutoIndústria
As vendas diretas de veículos dispararam no Brasil nos últimos cinco anos. Se em 2013, ano do recorde de quase 3,6 milhões de automóveis e comerciais leves negociados, elas responderam por 25% dos licenciamentos, no acumulado de janeiro a novembro de 2018 têm 43% de participação.
Alguns automóveis, contudo, devem seus desempenhos de mercado ainda mais a essa modalidade de venda. É o caso do Volkswagen Voyage, sedã que ocupa a 21ª posição no ranking de carros mais vendidos do País. Ele, de longe, proporcionalmente, é o produto que mais foi negociado diretamente.
Das 30 mil unidades emplacadas de janeiro a novembro, nada menos do que 24,5 mil se enquadram nessa fórmula. A relação é de quase 82%. Ou seja: de cada dez unidades do Voyage vendidas, oito se destinaram a frotistas, locadoras, pequenas empresas ou a clientes PCD.
Chamam a atenção também os Jeep Renegade e Compass, utilitários esportivos que respondem por mais de 99% das vendas da marca no Brasil. Líder do segmento, o Compass teve 31,7 mil das 55,5 mil unidades negociadas diretamente, 57%, enquanto no Renegade a participação chegou 69% – 28,1 mil do total de 40,8 mil unidades -, a segunda maior, atrás somente do Voyage.
Ainda proporcionalmente, o terceiro modelo mais dependente das vendas diretas é outro Volkswagen: o veterano Gol, que deve 46,7 mil unidades – o segundo maior volume ou 66,5% do total – às vendas diretas.
Diferente do Voyage, porém, o hatch tem posição destacada também no ranking de vendas totais, somados os números de varejo, onde ocupa o quarto posto, atrás somente do Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Ka.
O modelo da Chevrolet encerrará 2018, pela quarta vez consecutiva, como o automóvel mais vendido do Brasil. Somou 190,8 mil até novembro, impressionantes 94 mil a mais do que o segundo colocado HB20.
Em um primeiro momento, tamanha diferença poderia sugerir que a General Motors, dona da marca, estaria “empurrando” o Onix por meio das vendas diretas. Mas, pelos números de emplacamentos, nem desse artifício a empresa precisou lançar mão. As negociações diretas envolveram 79,5 mil unidades do hatch, 42% do total. É apenas o décimo maior índice entre os dez veículos mais vendidos pela modalidade. (AutoIndústria/George Guimarães)