Notícias Automotivas/Autoblog Argentina
Alguns funcionários da fábrica da Volkswagen em General Pacheco, Argentina, publicaram imagens e mensagens nas redes sociais se despedindo da perua da marca, a Suran, que aqui é conhecida como SpaceFox. As postagens dos empregados na linha de montagem do produto chamam atenção para “a última Suran”.
As despedidas dos empregados incluem desde a citação ao ex-presidente Néstor Kirschner, que inaugurou a produção da perua em 2006, até agradecimento pela inclusão de mulheres na linha de produção. Pelo que se vê, parece mesmo que se trata do último exemplar da SpaceFox.
Porém, a Volkswagen Argentina disse que na verdade se trata do último exemplar feito este ano, pois a produção da perua só será retomada em fevereiro do próximo ano. Por conta da crise no país vizinho, as vendas de carros novos despencaram e as fábricas estão reduzindo o ritmo para que os estoques não fiquem grandes demais.
Isso justificaria a paralisação da produção da SpaceFox, que no caso ficará mais de dois meses sem ter uma única unidade saída de General Pacheco. Ainda assim, é de estranhar tanta atenção dos funcionários com o último carro feito no ano, como se o mesmo de fato fosse o exemplar final do modelo, algo bem típico quando se encerra a fabricação de um modelo.
Rumores locais falam que a produção da SpaceFox se encerra mesmo em 2019, mas não se sabe a data e com possibilidade de estoques irem até 2020, quando a fabricação do Tarek deve assumir a cota da perua. Desde 2006, a familiar vendida como Suran tem vendas regulares na Argentina.
Seu pior ano foi o de lançamento, com menos de 5 mil unidades e o melhor ocorreu em 2012, com mais de 26 mil exemplares. Nas vendas até outubro, a Suran vendeu 9.208 exemplares. No Brasil, a SpaceFox emplacou 4.800 unidades de janeiro a outubro, mais do que a Fiat Weekend com 3.015. (Notícias Automotivas/Autoblog Argentina)