Ford compra startup de patinete elétrico de São Francisco

Portal Exame/Reuters

 

A Ford Motor anunciou nesta quinta-feira, 8, que vai se juntar ao crescente movimento de micromobilidade com a aquisição da Spin, uma empresa de aluguel de patinetes elétricos fundada há dois anos no estado de São Francisco.

 

A segunda maior montadora dos Estados Unidos, uma das primeiras a entrar no setor, investirá cerca de 200 milhões de dólares na Spin, segundo uma fonte a par do assunto.

 

O preço de aquisição é ofuscado pelos investimentos – e avaliações – na Lime e Bird, as líderes de mercado dos EUA em um setor que só começou a acelerar a cerca de oito meses atrás.

 

A Lime, fundada em 2017, recebeu mais de 450 milhões de dólares em fundos, com uma avaliação de mais de 4 bilhões de dólares. Seus investidores incluem a gigante do compartilhamento de transporte urbano por aplicativo Uber e a Alphabet. Já a Bird, também lançada em 2017, atraiu 400 milhões de dólares em investimentos e é avaliada em 2 bilhões de dólares.

 

Em uma entrevista, Marcy Klevorn, presidente da unidade de mobilidade da Ford, disse que a aquisição da Spin “preenche uma lacuna em nosso portfólio de mobilidade”, enquanto fornece transporte acessível nas cidades e nos campi universitários.

 

“Nossa estratégia geral é oferecer aos clientes uma escolha, seja comprar ou alugar (um veículo) ou pagar pelo uso”, disse Klevorn. “Estamos tentando nos adaptar para aonde o mercado está indo – e os patinetes complementam isso”. (Portal Exame/Reuters/Paul Lienert)