Em outubro, recorde de venda de veículos no ano

AutoIndústria

 

Com 254.732 emplacamentos em outubro, o mercado de veículos registra recorde de vendas no ano, conforme balanço divulgado na quinta-feira, 1, pela Fenabrave. O resultado representou crescimento de 19,4% sobre setembro, quando foram licenciadas 213,3 mil unidades, e de 25,6% no comparativo com o mesmo mês do ano passado (202,8 mil).

 

No acumulado do ano, as vendas de veículos, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, atingiram 2,1 milhões de unidades, com expansão de 15,2% sobre o total de 1,82 milhão de emplacamentos do mesmo período do ano passado. Faltando dois meses para o encerramento do ano, o índice de crescimento está acima das projeções para 2018 feitas tanto pela Fenabrave como pela Anfavea, que são de, respectivamente, 12,6% e 13,7%, sendo que as duas entidades revisaram recentemente suas metas para o mercado interno.

 

O segmento de automóveis e comerciais leves emplacou 244,7 mil unidades em outubro, alta de 19,5% sobre setembro e de 24,5% sobre o mesmo mês do ano passado. No ano, são 2 milhões 24 mil unidades, crescimento de 14,36%.

 

O mercado de caminhões também teve desempenho positivo em todos os comparativos. Foram licenciadas 7.920 unidades em outubro, evolução de, respectivamente, 18,1% e 56,7% em relação a setembro e a outubro do o passado. Nos dez primeiros meses do ano foram emplacados 61 mil caminhões, crescimento de 51,1% sobre janeiro a outubro de 2017.

 

Segundo o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o clima de expectativa gerado pelas eleições em outubro e o cenário conturbado do período não prejudicaram o mercado de veículos, que manteve tendência de crescimento, com aumento de 1,4% na média diária de vendas – o levantamento da entidade contempla todos os segmentos que representa, incluindo, além de veículos leves e pesados, também motocicletas, máquinas agrícolas e implementos rodoviários.

 

O melhor mês do ano até agora tinha sido agosto, com 248,6 mil licenciamentos, seguido de julho, com a venda de 217,5 mil veículos. A primeira quinzena de outubro já sinalizada desempenho recorde no mês, visto que registrou a melhor média diária de emplacamentos para uma primeira quinzena este ano. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)