Toyota e Fiat assustam a concorrência

Jornal do Carro

 

As marcas chegam ao último dia do ano em condições de ganharem posições no ranking. Toyota e Fiat estão, em agosto, assustando concorrentes que pareciam consolidadas em suas colocações.

 

A missão da Fiat parece ser mais difícil.  É, no entanto, por uma posição mais em destaque que a da Toyota. A italiana briga pela vice-liderança.

 

Pode parecer pouco para uma marca que, durante anos e anos, foi líder de vendas no Brasil. Porém, não deixa de ser um feito e tanto, já que sua rival direta pelo segundo lugar é a Volkswagen, em pleno processo de renovação de sua linha – com resultados muito bem-sucedidos.

 

A Toyota, embora esteja disputando uma posição menos “nobre” no ranking (a sexta), tem mais chances de conseguir. Menos que esteja, neste momento, em uma vantagem numérica menor que a da Fiat sobre a Volkswagen.

 

Listamos quinze carros que têm potências a partir de 150 cv e se destacam pelo baixo consumo – tanto em seus segmentos quanto em relação a modelos de outras categorias vendidos no Brasil. Os dados de consumo são os divulgados pelo programa Conpet, do Inmetro. Consideramos apenas as médias aferidas em ciclo urbano. Leia mais notícias.

 

Reviravolta para Toyota e Fiat

 

A Fiat vem há meses batendo na trave. Quando se acompanha a primeira quinzena, frequentemente a montadora italiana está na frente da alemã. A VW, no entanto, acaba se recuperando.

 

Em agosto, a história pode se repetir. A diferença é que, pela primeira vez em 2018, a Fiat fechou o penúltimo dia do mês ainda em vantagem.

 

De 1 a 30 de agosto, a vantagem da Fiat é de 600 pontos. A Volkswagen conseguiu, em 29 e 30, descontar 200 unidades por dia. Até o dia 29, estava mil unidades atrás.

 

Isso significa que, se a VW não estourar de vender no último dia do mês, a Fiat deve mesmo fechar agosto, finalmente, à frente da alemã.

 

No caso da Toyota, a vantagem para a Renault, a qual ultrapassou, é de apenas 400 unidades. Porém, as vendas das duas marcas são menos volumosas que as de Fiat e VW. Porcentualmente, portanto, a vantagem da japonesa ante a francesa é até mais folgada.

 

Razões do crescimento de Toyota e Fiat

 

Toyota e Fiat têm razões diferentes para chegar ao crescimento. No caso da japonesa, há o fator novidade. No da italiana, modelos veteranos estão indo bem em agosto.

 

A Toyota está chegando ao primeiro mês cheio de vendas de toda a linha Yaris, hatch e sedã. O primeiro já se aproxima dos 4 mil emplacamentos, e o segundo ultrapassou os 2 mil (apenas em agosto).

 

A vantagem para a Renault poderia ter até mais folgada. Porém, com a chegada do Yaris, as vendas da linha Etios despencaram (por “canibalização” e pelo fato de a Toyota ter tirado algumas versões de linha).

 

Para ajudar um pouco a Toyota, o Sandero perdeu muito espaço em agosto. O Kwid também estava abaixo das expectativas, mas se recuperou nos últimos dias.

 

A Fiat, por sua vez, lançou versões mais baratas para Argo e, mais recentemente, Uno. O carro subcompacto cresceu muito neste mês (leia aqui). O hatch premium já vinha evoluindo desde julho.

 

Com isso, é o ótimo desempenho de suas picapes, a Fiat poderá, finalmente, aparecer à frente da Volks.

 

Já a Chevrolet não vê nenhuma ameaça à sua liderança. Já tem 6 mil exemplares de vantagem para a dupla que briga pelo segundo lugar. O Onix, aliás, já garantiu o melhor mês de sua história.

 

Recorde

 

Não apenas Toyota e Fiat têm boas notícias em agosto. O mercado está indo muito bem, com crescimento acelerado nesses últimos dias.

 

Apenas no dia 30, foram vendidas mais de 16 mil automóveis e comerciais leves. Com isso, os emplacamentos já chegaram a 223.500 unidades.

 

Se o número do dia 30 se repetir no dia 31, será o melhor resultado da indústria desde janeiro de 2015. (Jornal do Carro)