Cuidados na volta das férias

Meiahora – RJ

 

Durante as férias de julho, muitos motoristas saem das suas cidades para fugir dos grandes centros urbanos. Não importa o destino ou os caminhos percorridos, os problemas de conservação das estradas e as frenagens recorrentes geralmente ocasionam desgastes desiguais nos pneus, podendo deixar o motorista na mão na retomada do dia a dia. Itens decisivos para a segurança do motorista e dos passageiros, é importante que o conjunto receba a atenção do proprietário do automóvel após o retorno da viagem.

 

“Com o estresse provocado por percursos maiores, de longas quilometragens, muitas vezes em declives e curvas que o motorista desconhece, os pneus acabam sendo exigidos de maneira diferente da habitual”, explica Felipe Zacarias, engenheiro e piloto do campo de provas da Goodyear.

 

De acordo com o especialista, a primeira etapa é conferir a pressão dos pneus, sempre seguindo as indicações do manual do proprietário do veículo. Também é necessário checar se não há desgastes desiguais, cortes, deformações, pregos ou elementos cortantes presos aos pneus. “Muitas vezes, o motorista nem percebe coisas importantes, como a falta de um dos parafusos da roda ou a condição da válvula (ou bico) que pode ressecar, por exemplo, devido ao contato com a urina de cachorro, óleo ou graxa”, orienta o especialista.

 

Limite de segurança

 

Para Leonardo Igrejas, responsável pela RJ Pneus, centro automotivo especializado no assunto, a condição dos amortecedores, suspensão e sistema de freios é importante para que o motorista retome a sua rotina sem correr maiores riscos. “O motorista deve avaliar a profundidade das ranhuras, que precisa estar acima da marcação TWI (1,6 mm). Fora desse padrão, aumenta a possibilidade de furos e de possíveis instabilidades em pistas molhadas. Assim, o veículo fica mais suscetível a derrapagens. Nesses casos, o motorista vai precisar de um espaço maior para frenagens”, explica Leonardo Igrejas, da RJ Pneus. (Meiahora – RJ)