Detroit perde terreno em crossovers para montadoras japonesas

Bloomberg

 

Durante a transmissão dos jogos de tênis de Wimbledon neste mês, a General Motors e a Ford Motor disputaram uma partida de publicidades.

 

Infelizmente para Detroit, as duas empresas podem acabar sendo derrotadas por rivais japonesas.

 

Eram anúncios de veículos crossover fundamentais para o sucesso das fabricantes de carros nos EUA, onde os consumidores preferem esses modelos aos sedãs. A GM oferecia um forte desconto de 18% na maioria dos modelos Buick Encore. A Ford revidava com um anúncio em que o narrador começava dizendo: “Está pensando em comprar um Buick Encore? Você deveria dar uma olhadinha no novo Ford EcoSport”.

 

Mas o duelo de publicidades colocou os holofotes em uma história conhecida. Na esteira da saída virtual de Detroit do ainda considerável mercado de veículos de passageiros dos EUA, a GM e a Ford estão tentando roubar clientes uma da outra enquanto lutam para enfrentar em condições de igualdade nomes como Toyota Motor, Nissan Motor e Honda Motor. O terreno que elas estão cedendo agora às montadoras japonesas é o dos crossover, que são mais fáceis de dirigir e economizam mais combustível do que os SUVs esportivos, baseados em picapes.

 

“Os EUA foram o epicentro do mercado de crossovers durante 20 anos e o fato de nossas fabricantes locais de veículos não serem melhores do que as marcas estrangeiras é condenável”, disse Eric Noble, fundador da CarLab, uma consultoria de Orange, Califórnia.

 

Redução

 

Em 2023, a GM, a Ford e a Fiat Chrysler Automobiles produzirão apenas 35% dos crossover da América do Norte, contra 61% em 2005, segundo Alan Baum, analista independente do setor automotivo em West Bloomfield, Michigan, nos EUA.

 

Essa queda forte é menor do que a dos carros. Detroit representará apenas 16% da produção norte-americana desse segmento em 2023 – depois que a Ford e a Fiat Chrysler pararem de fabricar sedãs tradicionais – contra 53% em 2005, de acordo com estimativas de Baum.

 

Mesmo assim, Baum estima que as três montadoras tradicionais dos EUA não aproveitarão o crescimento das vendas de modelos crossover baseados em carros e se tornarão ainda mais dependentes das picapes e dos SUVs de maior porte construídos com chassis de caminhonetes. Em 2023, a participação de Detroit na produção de picapes na América do Norte se manterá muito firme, em 86%, disse Baum.

“Os asiáticos e os europeus estão dominando os crossovers nos EUA adicionando novos modelos e mais capacidade de produção. Eles fizeram a mesma coisa com os carros 10 ou 20 anos atrás”, disse ele. “Em Detroit, isto coloca ainda mais pressão sobre as picapes”.

 

As montadoras vão divulgar o número das vendas de julho na quarta-feira. As vendas de todo o setor podem ter desacelerado para um ritmo anualizado de 16,7 milhões de veículos em julho, de acordo com uma pesquisa da Bloomberg News com 10 analistas. A taxa, que é ajustada pelas tendências sazonais, foi de 16,8 milhões há um ano e de 17,5 milhões em junho.

 

“Detroit continua tão dependente das picapes quanto em 2007”, disse Noble. “As picapes são ótimas quando os EUA estão crescendo, mas são péssimas em uma recessão”. (Bloomberg)