Guerra comercial leva BMW a elevar preço de veículos vendidos na China

O Globo/Agências Internacionais

 

A BMW vai aumentar preços de veículos produzidos nos Estados Unidos e exportados para a China. A partir desta segunda-feira, o preço dos carros modelo X5 e X6 terão um aumento de 4% e 7% no mercado chinês, respectivamente. O modelo X4, também produzido nos Estados Unidos, não deverá ter seu valor elevado porque a empresa prevê passar a montá-lo na China no futuro.

 

A medida será implementada para repassar a consumidores parte do aumento de tarifas resultantes da guerra comercial entre China e Estados Unidos, que vem impondo custos adicionais para a circulação de uma série de produtos entre esses dois países.

 

Em julho, a China elevou as tarifas a cerca de US$ 34 bilhões em importações dos EUA de soja, carros e lagostas. Para a importação de carros produzidos nos Estados Unidos, a tarifa passou de 15% para 40%.

 

A BMW tem sua maior fábrica no mundo no estado da Carolina do Sul, responsável pela exportação de 70% dos mais de 370 mil veículos produzidos no ano passado. A montadora é a empresa do setor que possui maior volume financeira de exportações dos Estados Unidos para a China.

 

“A BMW não pode ficar parada sem tomar medidas para reagir às mudanças do mercado”, disse um porta-voz da BMW à Reuters.

 

A BMW importa modelos SUV crossover X4, X5 e X6 dos Estados Unidos para venda na China, onde a demanda por veículos utilitários esportivos tem crescido. (O Globo/Agências Internacionais)