Fiat é líder em vendas diretas

AutoInforme

 

Terceira colocada no ranking de vendas de carros e comerciais leves (veja ranking), a Fiat é líder quando se trata de vendas feitas diretamente a frotistas, empresas e locadoras de veículos.

 

Mais da metade de todas as vendas da marca no Brasil é feita para frotistas: exatamente 59,5% do total vendido, ou 87.084 de um total de 146.381 unidades.

 

Com 13% de participação nas vendas totais, a Fiat vai para 17,3% nas vendas diretas, ficando na frente da líder GM e da Volkswagen, segunda colocada no ranking total.

 

Quase dois de cada dez carros vendidos pela Fiat são entregues diretamente a frotistas, ou nada menos do que 19,6%. GM (17,3%), Volkswagen (16,6%), Ford (10,9%) e Renault (10,2%), também entregam a frotistas parte considerável das vendas; todas com mais de 10%.

 

Já as outras marcas situadas entre as dez mais vendidas têm uma presença menor nas vendas diretas. Destaque para a Honda e a Hyundai. A Honda destina apenas 2% das suas vendas para frotistas.

 

A venda direta acaba prejudicado o comportamento de preço do carro no mercado de usados: como compram da montadora com saborosos descontos, as locadoras revendem os carros ainda seminovos, pouco rodados, a preços abaixo da cotação de mercado, derrubando a média de preços do mercado. Assim, a tendência é de que as marcas que trabalham muito com o mercado de vendas diretas apresentem maior depreciação dos preços dos usados.

 

Observe que a Honda, com apenas 2% de vendas diretas, foi a marca ganhadora do prêmio principal das duas últimas edições da Certificação Maior Valor de Revenda, com o HR-V, que obteve índice de depreciação de 4,5% (2016) e 8,8% (2017). (AutoInforme/Joel Leite)