Sem pressa

O Dia

 

O mercado de consórcio automotivo registrou um crescimento de 8% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) e mostram uma tendência de alta. No entanto, por se tratar de uma forma de investimento planejado, essa modalidade exige alguns cuidados e, principalmente, paciência do futuro proprietário.

 

O autônomo Sérgio Silva, de 55 anos, concorda que planejamento é um detalhe importante na hora de aderir a esse tipo de associação. Ele decidiu comprar o seu segundo carro via consórcio. “Nunca tem dinheiro sobrando. Fiz as contas e resolvi investir em algo seguro, mas sem ter expectativa alguma de receber meu automóvel antes do fim do prazo de cinco anos”, conta o morador de São Gonçalo, que adquiriu recentemente um Volkswagen Voyage zero quilômetro.

 

Ainda segundo a ABAC, a modalidade de consórcio quase triplicou sua participação no total de emplacamentos de veículos leves (automóveis, utilitários e camionetas) na última década. Em 2009, a fatia era de 7,8%. Já no primeiro trimestre deste ano, o percentual subiu para 31%. “Esse tipo (de transação) é importante para a gestão financeira e contribui para a realização de metas pessoais, familiares”, esclarece Paulo Rossi, presidente da ABAC.

 

O diretor da seguradora Porto Seguro William Rachid afirma que, para aproveitar o investimento no consórcio ao máximo, é preciso acompanhar o status do grupo e estar atento a todas as opções disponíveis para receber o prêmio. “O consorciado pode aumentar suas chances de contemplação ofertando lances durante a vigência do grupo. Eles podem ser fixos, livres ou embutidos. Tudo depende da modalidade adquirida”.

 

Assembleias gerais 

 

Rachid reforça a importância de o associado estar sempre atento às assembleias mensais. Elas podem acontecer de maneira online ou presenciais. Nelas, os consorciados sabem os resultados de sorteios e lances. É fundamental também manter os dados de cadastro atualizados. “Para isso, algumas administradoras já oferecem meios práticos para o proprietário, como o uso de aplicativos com diversas funcionalidades e plataformas de acesso online”.

 

Após a contemplação, o cliente deve entender as opções que possui para aplicar o crédito, sempre atento à modalidade à qual aderiu. “Ele pode optar por não retirar seu crédito e deixá-lo rendendo junto à administradora, que aplica o recurso em fundos de investimento”, diz Rachid.

 

O consórcio é importante para a gestão financeira e contribui para a realização de metas pessoais e familiares. (O Dia/Paulo Rossi, presidente da ABAC)