FCA tem quatro dos dez veículos mais vendidos em junho

AutoIndústria

 

Se os números do primeiro semestre ainda não permitem grandes comemorações, já que a marca perdeu 0,6 ponto porcentual sobre igual período do ano passado, o desempenho de alguns modelos em junho sugere que melhores tempos podem estar reservados para a Fiat, que liderou o mercado interno por mais de uma década e que perdeu participação de forma mais acentuada nos últimos dois anos.

 

Nada menos do que três de seus veículos – Argo, Toro e Strada  – apareceram entre os dez modelos mais emplacados no mês passado. A picape média foi a mais vendida, com 5,5 mil unidades, e ocupou a quinta posição no ranking de licenciamentos, seguida exatamente por Argo e Strada, que registraram, respectivamente, 5.485  e 5.474 emplacamentos.

 

Onix

 

Atrás da veterana picape compacta, outro modelo da FCA e também com volume muito semelhante: o Jeep Compass, com 5.054 veículos licenciados, o oitavo melhor resultado.

 

Apesar desse bom desempenho mensal e coletivo, individualmente e ao longo do ano os Fiat ainda estão bem distantes de seus melhores tempos e do topo do mercado.

 

A distância para os líderes é brutal. Em junho, mais uma vez, o Chevrolet Onix, que lidera o mercado brasileiro desde 2016, foi o veículo mais emplacado: nada menos do que 16,2 mil unidades, o dobro do segundo colocado Hyundai HB20, com quase 8,3 mil licenciamentos, e do Ford Fiesta, que encerrou o mês com 7,8 mil unidades.

 

Chamou a atenção no mês passado também o desempenho do hatch Sandero. O Renault superou a média mensal que vinha registrando desde janeiro e registrou mais de 6,1 mil licenciamentos, número que lhe garantiu a quarta colocação, bem à frente do compacto Kwid, na décima colocação.

 

Semestre

 

Ao longo do primeiro semestre o Chevrolet Onix já tem acumuladas 89,6 mil unidades vendidas, contra 50,4 mil do Hyundai e 48,3 mil do Ford Ka.  Caminha célere para cravar mais um ano na liderança.

 

O Volkswagen Polo, quarto colocado, somou no período 34,1 mil licenciamentos, contra 32 mil do Chevrolet Prisma e 29,7 mil do Renault Kwid, na sexta e sétima posições, respectivamente.

 

O primeiro modelo da Fiat nessa lista é exatamente o Argo, décimo lugar com 28 mil licenciamentos, atrás do Jeep Compass e suas 28,2 mil unidades. O Mobi, modelo de entrada da marca e, por conta disso, potencialmente o carro de maior potencial de vendas, tem 25 mil unidades vendidas, 4,4 mil delas em junho. (AutoIndústria)