Emplacamentos de ônibus aumentam 9,9% no primeiro semestre de 2018

Diário do Transporte

 

O número de emplacamentos de ônibus aumentou 9,9% no primeiro semestre de 2018, comparado ao mesmo período de 2017. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), divulgados nesta terça-feira, 3 de julho.

 

Nos seis primeiros meses deste ano, 7.108 ônibus foram emplacados, de acordo com o levantamento. No ano passado, foram 6.464 unidades vendidas também no primeiro semestre.

 

Apesar da alta, é preciso ressaltar que o crescimento ocorre sobre uma base retraída, por conta da crise econômica instaurada no país em 2014. Desde então, foram registradas quedas sucessivas na produção de ônibus e veículos, em geral.

 

Comparando o número de emplacamentos em maio e junho deste ano, houve uma queda de 4,19%. Em maio, foram 1.242 unidades, frente a 1.190 no último mês.

 

Apesar de a diminuição não ser tão representativa, é preciso considerar a greve dos caminhoneiros, que ocorreu nas últimas semanas de maio. Por conta da paralisação, o mercado sofreu com uma queda na venda de veículos.

 

Ainda assim, na época, o segmento de ônibus foi o único que registrou alta nas vendas entre abril e maio. A elevação foi de 8,76%, com 1.241 veículos de transporte coletivo emplacados em maio.

 

Relembre: Vendas de veículos caem 7,11% com greve de caminhoneiros em maio e ônibus é o único segmento que se mantém em alta

 

Marcas

 

Em relação às marcas de ônibus, o ranking de emplacamentos segue bem semelhante ao cenário apresentado anteriormente.

 

A Mercedes-Benz continua liderando o segmento de ônibus com participação de 65,12% no primeiro semestre de 2018. A vice-líder continua sendo a Volkswagen, com 13,24%. Um ligeiro aumento se comparado ao acumulado de janeiro a maio, quando a participação foi de 12,79%.

 

Caminhões

 

O emplacamento de caminhões teve um crescimento de 50,71% no primeiro semestre de 2018, comparado ao mesmo período de 2017. Neste ano, foram 32.338 unidades, comparadas a 21.457 no ano passado.

 

Comparando maio com junho deste ano, houve um crescimento de apenas 0,24% no número de emplacamentos, passando de 5.717 para 5.731.

 

Os números não são tão animadores, considerando que o segmento de caminhões foi o que apresentou a maior queda de abril para maio, com 8,12% de retração, por conta da greve dos caminhoneiros.

 

Quanto à participação de mercado, a Mercedes-Benz continua liderando, seguida pela Volkswagen e Volvo, tanto em junho quanto no acumulado do ano. (Diário do Transporte/Jessica Marques)