Montadoras e grupos – Terreno fértil para crescer

O Estado de S. Paulo/Finanças Mais

 

Enquanto o PIB brasileiro exibiu um tímido crescimento de 1% em 2017, a agropecuária avançou robustos 13%. O movimento impulsionou os resultados dos bancos de grupos e montadoras que atuam no setor, garantindo o primeiro e o segundo lugares da categoria no anuário Finanças Mais ao CNH Industrial Capital e ao Banco John Deere, respectivamente. Em terceiro lugar, estreando nas primeiras colocações, está o banco da Volkswagen.

 

Com presença na categoria Bancos | Grupos e Montadoras do anuário Finanças Mais pelo segundo ano consecutivo, o CNH Industrial Capital foi alçado à primeira colocação neste ano. Focado no segmento agrícola, que representa 80% dos seus negócios, o banco se beneficiou do bom momento do setor e viu sua carteira de crédito crescer 10% em 2017.

 

Como parte da CNH Industrial, o banco está presente em mais de 150 concessionárias e em mais de 470 pontos de venda das marcas CNH Industrial, dando suporte aos negócios do grupo, que abrangem as marcas Case IH, Case Construction Equipment, Iveco, New Holland Agriculture, New Holland Construction e FPT Industrial, que fabrica motores, transformadores e geradores.

 

É na FPT Industrial que está uma das principais apostas do grupo. “A FPT está oferecendo produtos novos, que são tendência de mercado, considerando as necessidades de geração de energia. O aumento desse mercado vai fazer com que o Banco CNH também tenha um crescimento na carteira decorrente desse negócio”, afirma Heberson Goes, presidente do CNH Industrial Capital.

 

Outro destaque foi o lançamento da corretora de seguros, no segundo semestre de 2017. “A criação da corretora facilita também a vida do cliente, porque, ao financiar uma máquina agrícola conosco, já pode fazer o seguro, que é uma obrigação de acordo com as regras do BNDES”, explica.

 

Repetindo a classificação da edição de 2017, o Banco John Deere atua nos três segmentos de operação da John Deere no Brasil – agricultura, construção e florestal. Com isso, movimenta no Brasil uma carteira de cerca de R$ 7 bilhões. “Em 2017, fomos, pelo terceiro ano consecutivo, o maior repassador, entre os bancos de fábrica e comerciais, da linha do BNDES dedicada ao financiamento de máquinas agrícolas, o Moderfrota. E esperamos ótimos números para 2018”, afirma Sergio Moreira, diretor comercial do Banco John Deere.

 

Para obter resultados, Moreira valoriza a presença no campo e a agilidade. “Como o agricultor trabalha com uma janela de tempo muito curta, ter limite de crédito pré-aprovado faz diferença, pois ele sabe que pode contar com a máquina na hora certa”, explica. Além disso, aposta na inovação de serviços. “Em 2017, nos tornamos o primeiro banco de fábrica do segmento agrícola a disponibilizar financiamento de peças e serviços para nossos clientes. Isso permite que eles tenham os equipamentos sempre revisados e com peças originais, fazendo o serviço quando necessário e pagando somente no período pós-colheita”.

 

Único representante não agrícola, a Volkswagen Financial Services estreia nas posições iniciais do ranking chamando a atenção para a recuperação das vendas de veículos novos, tanto no varejo quanto no segmento de clientes corporativos. No segmento de automóveis, o mercado corporativo vem puxando a retomada de crescimento da indústria. Nesse segmento, a instituição apresentou uma expansão de 67,5% no volume de financiamentos realizados nos últimos 12 meses. Já no segmento de caminhões e ônibus, o volume de financiamentos subiu 42,3%. “Para o futuro, a Volkswagen prevê o lançamento de 20 modelos de veículos até 2020, colaborando para a geração de novos negócios na Volkswagen Financial Services”, afirma Rafael Teixeira, diretor financeiro da Volkswagen Financial Services. (O Estado de S. Paulo/Finanças Mais)