Importados crescem 35% no semestre

AutoIndústria

 

O mercado de veículos importados  apontou  para cima no primeiro semestre de 2018. No acumulado do período, as dezesseis marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, registraram 17,9 mil unidades importadas licenciadas, expressivo crescimento de 35,1% sobre as quase 13,3 mil unidades negociadas no primeiro semestre de 2017.

 

As vendas em junho somaram 3 mil licenciamentos, crescimento de 15,8% sobre o mesmo mês do ano passado.  A comparação com o desempenho de maio, no entanto, mostra recuo de 6,9%. Naquele mês foram vendidos 3,2 mil veículos importados.

 

As pouco mais de 3,2 mil unidades importadas pelas empresas da Abeifa no mês passado representaram 1,54% do mercado interno ou 11,7% dos quase 25,7 mil veículos trazidos de fora por todas as empresas, inclusive montadoras aqui instaladas.

 

José Luiz Gandini, presidente da Abeifa, afirma que as vendas menores em junho ante maio refletiram a alta do dólar. “Com o intuito de recuperarem consecutivas quedas de vendas nos últimos cinco anos, os importadores ofereceram produtos e preços mais competitivos no início do ano. Mas com a persistente pressão do dólar, o setor foi forçado a rever promoções e até aumentar seus preços em reais”, justificou o Gandini, também importar Kia.

 

A própria marca representada por Gandini liderou as vendas de importados no primeiro semestre com 6,1 mil veículos licenciados e salto de 54,8% sobre o mesmo período de 2017 – só no mês passado foram 858 veículos.   A segunda colocada no ano é a Volvo, que vendeu 2.668 unidades, 72% a mais.  Na sequência ficaram a JAC Motors (2.202 /+33,1%), Lifan (1.352 /+8,2%) e BMW (1.344 +43,9%)

 

Mesmo com as limitações impostas pelo câmbio desfavorável e as incertezas econômicas, Gandini segue confiante na continuidade da reação: “O mercado deve reagir, como ocorre historicamente, no segundo semestre, em especial porque este ano teremos o Salão do Automóvel, quando os importadores apresentam suas novidades”.

 

Produção local

 

Entre as associadas da Abeifa que também têm produção nacional, BMW, Chery, Land Rover e Suzuki fecharam o mês de junho com 1.831 unidades emplacadas, o que representou queda de 5,2% em relação a maio. Comparado a junho do ano passado, a alta é de 1,6%.

 

Somados os produtos nacionais das afiliadas à entidade mais os veículos importados por elas, as dezesseis empresas licenciaram mais de 4,8 mil veículos em junho, equivalentes a 2,5% do mercado interno de automóveis e comerciais leves. (AutoIndústria)