Mercado automotivo deve revelar, pelo menos, dez modelos até o fim do ano

O Dia

 

Serão pelo menos três modelos apresentados. O primeiro deles, já lançado fora do país e revelado no Salão de Detroit, em janeiro, deve ser o novo Jetta. De sétima geração, foi reestilizado e conta, agora, com motor 1.4 TSI de 150 cv. O elogiado 2.0 TSI de 220 cv da versão Highline ainda é dúvida.

 

O segunda da lista deve ser o primeiro SUV compacto da marca feito por aqui, o T-Cross. Ele deverá contar com um propulsor 1.4 turbo flex de 150 cv e 25,5 kg de torque, sempre associado a um câmbio automático de seis marchas. E, se tudo der certo, a marca deve apresentar um segundo SUV. Contudo, dessa vez deve ser um de maior porte. Chamado de Tarek, o modelo já é vendido lá fora. Por aqui, ele deve concorrer com o Jeep Compass.

 

Honda Accord

 

O Honda Accord deve chegar até o fim do ano. O sedã médio de luxo deve ser a última novidade da marca japonesa para o ano. O modelo poderá contar com duas opções de motorização: 1.5 turbo compartilhado com o Civic, só que mais potente (194 cv e 26,5 kg de torque), e um 2.0 mais invocado de 255 cv, que gera um torque de 37,5 kg. Haverá também duas opções de câmbio: CVT e automático dez marchas.

 

Kia Rio

 

O compacto é um dos eternos prometidos para o mercado nacional. Flagrado há tempos em testes, ao que tudo indica, o Rio chegará de fato este ano. O modelo virá do México nas versões hatchback e sedã, e o motor será o 1.6 de 128 cv, usado também no HB20 e outros modelos do grupo Hyundai/Kia. O objetivo é concorrer com as versões mais caras do Volkswagen Polo e do Fiat Argo.

 

Jeep

 

A Jeep se prepara para lançar dois modelos até o fim do ano: os novos Cherokee e o Wrangler. O primeiro passou por uma reestilização e melhorias no motor. Já o segundo é de uma geração inteiramente nova. O modelo também virá com o mesmo 2.0 turbo de 271 cv e 40 kgfm renovado para o Cherokee. Segundo a montadora, o Wrangler terá tanto a versão de duas portas quanto a de quatro por aqui. Ambos os modelos devem se aproximar dos R$ 200 mil.

 

Hyundai Santa Fé 

 

O recém-revelado Santa Fé agora tem visual mais agressivo. Faróis com luzes auxiliares separados deixaram o SUV médio bem diferente da linha anterior. Além disso, o modelo ficou ainda maior na nova geração. Agora, são 4,77 metros de comprimento (sete centímetros a mais). A tecnologia também foi atualizada. O novo Santa Fé tem controle de cruzeiro adaptativo e sistemas de segurança para evitar colisões. A data de chegada ainda não foi confirmada, mas espera-se que aconteça até o fim do ano. (O Dia)