AutoIndústria
Agora é oficial: a e.GO Moove GmbH, recém-fundada joint venture da ZF com a e.GO Mobile, começará a produzir o e.GO Mover em 2019. O veículo de passageiros integra o que as empresas chamam de plataforma logística totalmente digital, incluindo hardware, software e serviços.
A produção do coletivo será inicialmente em Aachen, Alemanha, onde também está a sede da joint venture, que, em princípio, se propõe a desenvolver e “fabricar veículos de transporte urbano de pessoas e cargas no futuro”.
Sem explicitarem quantos milhares, em nota oficial as empresas asseguram que já no começo de operação terão condições de atingir “produção anual de cinco dígitos”. No entanto, a expectativa da ZF é de que a demanda por veículos do gênero gire em torno de 1 milhão de unidades em até sete anos.
A ZF fornece para o e.GO Mover diversas tecnologias, dentre elas sistemas de acionamento elétrico, de direção e freios, computador central ProAI, de inteligência artificial, e sensores que permitem funções de condução automatizada. Ou seja, o novo veículo será autônomo e, como elétrico, não emitirá poluentes.
“Inicialmente, esperamos que as atividades de condução automatizada sejam cada vez mais comuns em empresas, armazéns logísticos, portos ou em ambientes agrícolas, uma vez que, nessas condições, as operações tendem a ser mais recorrentes e os ambientes não são muito complexos”, afirma Wolf-Henning Scheider, CEO da ZF.
O conglomerado alemão concentra suas atividades em quatro segmentos: condução automatizada, acionamentos elétricos, sistemas integrados de segurança e controle de movimento veicular. Várias das tecnologias que desenvolve para eles estarão expostas no IAA 2018 , em Hannover, Alemanha, em setembro. (AutoIndústria)