Audi testa método de pintura sem excesso de pulverização

O Brasil Sobre Rodas

 

Duas cores, um processo: a Audi está expandindo seus métodos de pintura com a adição de pintura sem excesso de pulverização. Essa tecnologia permite que superfícies específicas de uma carroceria sejam pintadas em cores diferentes – tudo em um único processo de pulverização. É um método econômico e ecologicamente correto. Em uma oficina de pintura piloto na fábrica de Ingolstadt, a Audi está testando um método que é único na indústria, com tetos de carros na cor preta para contrastar com a carroceria.

 

O uso de revestimentos pesados, que demoram a ser aplicados, não é mais necessário quando se pinta sem excesso de pulverização. Para aplicar uma cor contrastante, os funcionários anteriormente tinham de usar equipamentos de proteção em parte relevante da carroceria e depois pintá-la separadamente com um segundo processo. Com a pintura sem excesso de pulverização, um instrumento de alta precisão controlado por robô agora mede a solda a laser entre o teto e a estrutura lateral antes que cada carro seja pintado. Um aplicador especial aplica a tinta preta diretamente na carroceria em tiras individuais com precisão milimétrica. O aplicador coloca as tiras de tinta nas bordas sem qualquer “névoa” – ou seja, sem excesso de spray.

 

Esse método economiza tempo e dinheiro, e o meio ambiente também se beneficia. Além de não ser mais necessário o uso de material para recobrir a carroceria, menos tinta é necessária no processo de pintura. A Audi planeja utilizar o método inovador na produção em série de veículos já no próximo ano. Dessa forma, a fabricante oferecerá aos seus clientes ainda mais possibilidades de personalização.

 

O Grupo Audi com suas marcas Audi, Ducati e Lamborghini é um dos mais bem-sucedidos fabricantes de automóveis e de motos no segmento premium. Ele está representado mundialmente em mais de 100 mercados e produz em 16 unidades distribuídas por doze países.  Subsidiárias a 100% da Audi AG são, nomeadamente, a Audi Sport GmbH (Neckarsulm), a Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese/Itália) e a Ducati Motor Holding S.p.A. (Bologna/Itália). Em 2016, o Grupo entregou aos clientes 1.871 milhão de automóveis da marca Audi, 3.457 carros esportivos da Lamborghini e 55.451 motos da Ducati. No exercício de 2015, o Grupo AUDI teve um volume de negócios de 58,4 bilhões de € e apresentou um resultado operacional de 4,8 bilhões de €. Atualmente cerca de 88.000 pessoas trabalham em todo o mundo para a empresa, das quais cerca de 60.000 na Alemanha. A Audi está centrada em novos produtos e tecnologias sustentáveis com vista ao futuro da mobilidade. (O Brasil Sobre Rodas)