Vendas de carros caíram 7% em maio

O Estado de S. Paulo

 

Em um resultado afetado pela greve dos caminhoneiros, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) reportou nesta sexta-feira, 1.º, queda de 7,11% nas vendas de veículos novos na passagem de abril para maio. O balanço engloba os mercados de carros de passeio, utilitários leves (como picapes e vans), caminhões e ônibus.

 

Em relação ao mesmo mês do ano passado, contudo, as vendas de 201,9 mil unidades em maio apresentaram alta de 3,24%. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, as vendas cresceram 17%, chegando a 964,7 mil veículos.

 

O setor poderia ter fechado maio com resultados melhores não fosse a parada do transporte de cargas, que paralisou a produção de praticamente todas as montadoras e interrompeu as entregas de carros às concessionárias, assim como impediu que os veículos pudessem ser levados a pátios do Detran para serem emplacados.

 

A Fenabrave adiantou que a paralisação também deve prejudicar o resultado de junho. O presidente da entidade, Alarico Assumpção Júnior, disse que, antes do impacto da paralisação dos caminhoneiros, maio vinha acompanhando a tendência positiva observada no mercado automotivo desde o início do ano. (O Estado de S. Paulo/Eduardo Laguna)