Em meio a crise, Tesla começa reestruturação

O Estado de S. Paulo/Agências Internacionais

 

O presidente da Tesla, Elon Musk, anunciou ontem que a empresa está passando por um profundo processo de reestruturação. A mudança ocorre em um período de problemas de produção de veículos, demissão de funcionários e acidentes envolvendo os carros elétricos e autônomos da companhia.

 

Em e-mail enviado aos funcionários da empresa, Musk disse que estava “diminuindo a estrutura administrativa para melhorar a comunicação”, combinando funções e atividades e cortando postos de trabalho que não são vitais para o sucesso da reorganização. As informações foram confirmadas pela Tesla ao jornal The Wall Street Journal. Após a divulgação da notícia, as ações da Tesla caíram 3% ontem, sendo negociadas a US$ 292 ao fim do pregão da Nasdaq.

 

Os anúncios são feitos em um momento crítico para empresa que tenta resolver os problemas de produção que retardaram o lançamento de seu modelo sedã, o Modelo 3. O carro é visto como crucial para o sucesso da empresa em médio prazo.

 

A empresa também está sofrendo com a perda de executivos, como Matthew Schwall, que foi para a Waymo, ou o vicepresidente de engenharia, Doug Field, que tirou licença por tempo indeterminado. Para analistas, a reestruturação pode mostrar que a crise da empresa pode ser maior e mais preocupante do que inicialmente acreditavam os investidores.

 

China

 

Ontem, também veio a público que a Tesla registrou uma nova empresa de carros elétricos com sede em Xangai. A nova empresa, Tesla Shanghai, foi registrada em 10 de maio e deve ser voltada para carros elétricos, peças e baterias, segundo documento oficial visto pela agência de notícias Reuters.

 

Hoje, a montadora olha com atenção o mercado chinês, mas tem tido dificuldades para criar uma unidade para produzir veículos localmente e evitar tarifas de importação. (O Estado de S. Paulo/Agências Internacionais)