Exportações de veículos do México sobem 7,5% em março, produção cai

Reuters

 

As exportações de veículos do México subiram 7,5% em março sobre igual período do ano passado, mas a produção caiu 10,9% na mesma comparação, informou ontem a associação que representa o setor, Amia.

 

O México exportou 327.955 veículos em março ante 304.950 unidades um ano antes. A produção caiu para 331.109 veículos ante 371.447 em março do ano passado.

 

O diretor-geral da Amia, Fausto Cuevas, afirmou que a queda na produção foi causada pelo feriado da Páscoa.

 

O México está negociando com os Estados Unidos e o Canadá uma reformulação do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta). As discussões envolvem as chamadas regras de origem e a aplicação delas no setor automotivo é uma questões mais difíceis.

 

Mais cedo, o ministro da Economia do México afirmou que via chance de 80% de se alcançar um acordo para um novo Nafta até a primeira semana de maio.

 

A Amia afirmou que as vendas de veículos no México somaram 118.600 unidades em março, queda de 13,4% na comparação anual.

 

A entidade informou ainda que pouco menos que 70% das exportações de veículos do México foram para os EUA, 6,9% foram para o Canadá e 12% para a América Latina. (Reuters/Anthony Esposito)