Volkswagen do Brasil investe R$ 20 milhões na criação de sala de pintura tecnológica e sustentável

O Brasil Sobre Rodas

 

Com investimento de R$ 20 milhões, o novo espaço de 1.600 m², na fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo (SP), além de ser um exemplo em inovação, também possibilitará oferecer futuramente uma gama ainda mais variada de cores aos veículos da Marca.

 

“A Volkswagen do Brasil investe e desenvolve estudos para tornar seus processos produtivos cada vez mais tecnológicos, inovadores, seguros e sustentáveis, com foco na satisfação do cliente e na robustez operacional. A Sala de Mistura de Tintas tem o que há de mais moderno em equipamentos e foi projetada com auxílio do software GaBi, que dimensiona os processos industriais mais ecológicos. E desta vez, ampliamos o uso dessa simulação virtual de forma inédita: também para definir o local onde a sala seria construída, levando em conta aspectos ambientais”, afirmou o Diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Celso Placeres.

 

“A nova Sala de Mistura de Tintas Automotivas da fábrica Anchieta tem como grandes diferenciais o alto nível de segurança, com os sistemas mais avançados e modernos de prevenção a incêndio e controle de acesso restrito a profissionais autorizados. Além disso, seus processos são sustentáveis, em linha com o programa ambiental da Marca Volkswagen ‘Think Blue. Factory.’”, afirma o Plant Manager da fábrica Anchieta, Mário Rodrigues.

 

Sustentabilidade e alto nível de qualidade

 

A nova sala da Pintura, onde as tintas automotivas recebidas do fornecedor são preparadas para seguir para o processo produtivo, está alinhada ao programa global de sustentabilidade da Volkswagen “Think Blue. Factory.”, o qual estabelece que todas as fábricas da Marca Volkswagen no mundo devem melhorar seus indicadores ambientais.

 

Um exemplo de sustentabilidade, que também garante o alto nível de qualidade do processo, é o Sistema de Tratamento de Ar inédito nas unidades da Volkswagen na América do Sul. A cada 3 minutos todo ar da sala é trocado. Dentro da sala, o ar já é livre de impurezas, para manter a qualidade das tintas.

 

Outra solução que alia sustentabilidade e tecnologia é a Bacia de Contenção aérea a distância. Trata-se de uma iniciativa de prevenção desenvolvida pela Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil: caso ocorra um vazamento de tinta, o produto fica retido nesse reservatório, em um local abaixo do nível da sala. Dessa forma, não afeta o solo e nem tubulações da empresa.

 

Todo controle de umidade e temperatura da Sala de Mistura de Tintas é feito com gás ecológico (R410). A iluminação em LED e os motores de alto rendimento permitem economizar energia elétrica.

 

Para garantir a qualidade no aspecto de sujidade e segurança de acesso à nova sala, as entradas são controladas por meio de coletores eletrônicos de identificação, de forma que só pessoas autorizadas conseguem entrar.

 

Estudo ambiental definiu o local da obra

 

A nova Sala de Mistura de Tintas da fábrica Anchieta já nasceu ecológica. Para definir o local onde ela seria construída, foi realizado previamente um estudo por meio do software alemão GaBi, utilizado para alcançar excelência no desempenho ambiental. Esse software de Análise do Ciclo de Vida no Processo Industrial já é utilizado para fazer avaliação completa de uma nova instalação ou processo industrial, antes de sua implantação. Dessa forma, é possível trabalhar preventivamente, evitando e minimizando os impactos ambientais.

 

O software GaBi calcula os potenciais de impacto ambiental da atividade operacional, como o possível consumo de recursos naturais e os potenciais de emissões relativos a gases de efeito estufa, chuva ácida, eutrofização e camada de ozônio decorrentes da geração de energia, além das emissões geradas a partir de processos agregados. Em seguida, o GaBi demonstra qual seria o processo industrial mais adequado em termos ambientais.

 

A novidade agora, é que pela primeira vez a Volkswagen do Brasil também utilizou o GaBi para definir o local onde deveria ser feita a nova construção. No caso da nova Sala de Mistura de Tintas da Anchieta, o software também considerou aspectos como a energia elétrica gasta na operação, entre outros.

 

Em complementação à Análise do Ciclo de Vida, também foi feita a avaliação ambiental do projeto e o mesmo teve 100% de atendimento aos Princípios Ambientais do Grupo Volkswagen.

 

Segurança máxima com inteligência eletrônica

 

A nova Sala de Mistura de Tintas também conta com o que há de mais moderno em termos de segurança, com sistemas que trabalham com inteligência eletrônica.

 

Os ambientes são monitorados por detectores de temperatura de alta precisão e softwares desenvolvidos e homologados internacionalmente. Em caso de foco de incêndio, o sistema inteligente libera espuma biodegradável que “invade” o ambiente, combatendo o fogo sem poluir e nem deixar resíduos.

 

“Os sensores também conseguem detectar um possível vazamento. Se isso ocorrer, o sistema inteligente já aciona por meio de alarme a unidade do Corpo de Bombeiros localizada dentro da fábrica Anchieta. Se for preciso, o próprio sistema desliga automaticamente o processo de bombeamento de tinta para as cabines de Pintura”, ressalta Alencar Frizzas, responsável pela área de Prevenção Contra Incêndios da fábrica Anchieta. (O Brasil Sobre Rodas)