Temer afirma que pretende concluir em maio novo regime automotivo, o Rota 2030

Auto Esporte

 

O presidente Michel Temer afirmou na última sexta-feira (6) que pretende concluir no próximo mês o Rota 2030, novo regime automotivo brasileiro.

 

Temer deu a declaração durante evento em Salvador (BA). Ele participou da posse de diretores da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e da Confederação das Indústrias do Estado da Bahia (Cieb).

 

“Aqui se mencionou a questão do Rota 2030. Nós estamos finalizando isso. (…) Nós estamos finalizando esse tema e logo, creio que logo no começo do mês que vem, nós vamos completá-lo e aprová-lo de uma vez”, declarou o presidente.

 

A conclusão do Rota 2030 é aguardada pelo setor. O regime anterior, o Inovar Auto, se encerrou no final de 2017 e o novo modelo ainda não entrou em vigor. Montadoras têm declarado que precisam conhecer as regras para planejar próximos investimentos no país.

 

O Rota 2030 deverá trazer novidades como incentivos à produção de veículos elétricos e híbridos e ao aumento da segurança dos veículos.

 

O atraso na divulgação do regime se deve, em especial, à falta de consenso entre os ministérios da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e da Fazenda sobre o aumento ou redução de impostos e a forma de fazer a renúncia fiscal, que deve ficar em torno de R$ 1,5 bilhão ao ano, mesmo montante do regime anterior.

 

Diferentemente do Inovar Auto, o subsídio para as indústrias no Rota 2030 não deve ser condicionado à produção local, mas sim a investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Mas os ministérios não se entenderam sobre como essa renúncia será feita.

 

No discurso, Temer voltou a afirmar que vai renovar incentivos para o setor automotivo no Nordeste pelos próximos cinco anos. O presidente não detalhou as condições destes incentivos.

 

“Eu registrei que o sistema automotivo especial para o Nordeste, que vai se vencer logo mais, será por mim prorrogado por mais cinco anos. Portanto, é uma coisa, digamos assim, importantíssima para o Nordeste”, disse. (Auto Esporte/Guilherme Mazui)