Marcopolo lança novas carrocerias no México

Futuretransport

 

A maior fabricante de carrocerias para ônibus do país, a Marcopolo, vem intensificando sua presença internacional no México, considerado o segundo mercado mais importante para o grupo no continente americano, depois do Brasil e acaba de lançar ali dois novos modelos: o MP Volare, primeiro miniônibus fabricado na unidade de Monterrey, e o Mega TR, micro-ônibus urbano da marca Neobus.

 

“Possuímos a linha mais completa de veículos do mercado mexicano, desde o novo MP Volare, o menor modelo produzido, até os Double Decker MP 180, passando pelos urbanos convencionais e articulados, e rodoviários para curtas e longas distâncias”, disse Paulo Andrade, diretor-geral Marcopolo México. “O mais importante é que esta ampla variedade de modelos é cada vez mais desenvolvida e produzida localmente, da engenharia à fabricação, com ênfase e valorização da indústria e da mão de obra local, reconhecida pelo seu elevado padrão de qualidade e capacitação”, destacou.

 

Durante a feira Expo Foro 2018, realizada naquele país, Paulo Andrade anunciou que, até o final do ano, a Marcopolo vai aumentar a autonomia da engenharia e vai produzir na fábrica de Monterrey também os modelos rodoviários. “Para isso, faz quase um ano que estamos investindo grandes esforços para integrar a Marcopolo México com a gestão de negócios da empresa e as demais operações globais, além de também potencializar as nossas atividades de engenharia, visando a fabricação completa da família MP de rodoviários (MP  105, MP 120, MP 135 e MP 180)”, explicou o executivo.

 

Estratégia

 

O lançamento dos novos modelos está alinhado à estratégia da Marcopolo no mercado mexicano de ampliar a sua participação nos mais diferentes segmentos, como fretamento e turismo, e de micros urbanos, que oferecem para os operadores mais eficiência, com manutenção simplificada e rápida.

 

Os novos modelos no portfólio de produtos da marca são o MP Volare, Mega TR, MP 60 TR, MP 60 Express ART, MP 60 LE, MP 60 CNG e MP 120 com chassi Volvo B11R.

 

MP Volare

 

Primeiro miniônibus fabricado na unidade de Monterrey, o MP Volare tem características que destacam conforto, segurança e eficiência. Com 2,33 metros de largura externa, o veículo foi desenvolvido para o segmento executivo e de turismo.

 

“O veículo será oferecido com chassis Volkswagen e Mercedes-Benz, duas opções de comprimento, 8,7 m e 9,15 m, e atende aos desejos dos operadores mexicanos, que a cada dia procuram modelos que tenham como diferenciais maior conforto, segurança, sofisticação e rapidez nos deslocamentos. A largura interna é 2,25 m, com 1,905 m de altura interna”, observou Andrade.

 

Mega TR

 

O novo Mega TR apresenta um novo conceito de versatilidade que se adapta facilmente às exigências do transporte coletivo de passageiros em centros urbanos. Produzido com estrutura de aço galvanizado e capacidade para 41 passageiros, o veículo pode ter de 8,55 m a 10,85 m de comprimento e 3,34 m de largura.

 

Mercado

 

Em 2017, a Marcopolo consolidou a sua posição de liderança no segmento de ônibus rodoviários de dois pisos. Em menos de um ano, a empresa forneceu aos operadores mexicanos 150 unidades do MP 180, sobretudo para aplicações em turismo de longa distância e interprovincial.

 

Segundo a empresa, o resultado alcançado ao longo de 2017 ocorreu, sobretudo, em razão do fornecimento do modelo MP 180, exclusivo para o mercado mexicano e que incorporou novidades e itens tecnológicos inéditos, oferecendo padrão superior de conforto, segurança e ergonomia.

 

“Mais importante que o volume entregue aos clientes é que isto demonstra o sucesso que o nosso produto já alcançou. A aceitação dos passageiros também foi excelente, sobretudo com relação à configuração, ao conforto e ao acabamento superior dos ônibus”, explica Paulo Andrade. (Futuretransport)