Frota & Cia
“Ônibus é lugar de respeito! Chega de abusos!”, é o slogan da campanha que será lançada a partir de março, em Brasília. Na última sexta-feira (23), a unidade de Samambaia-DF do Sest Senat sediou o encontro para acertar os detalhes da iniciativa, com os representantes da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano), da UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), do Governo do Distrito Federal e das empresas de transporte coletivo urbano de Brasília.
A campanha busca engajar a população contra a violência de gênero e o abuso sexual no transporte público. O plano prevê cartazes no ônibus, folhetos para distribuição a bordo e nos terminais de passageiros, busdoor com a opção de conteúdo para uso interno e externo, será colocado adesivos nos veículos, entre outros. A princípio, somente os ônibus de Brasília vão receber as intervenções. Posteriormente, a iniciativa será estendida aos demais Estados.
O Sest Senat está desenvolvendo um curso sobre a temática, a oferta da turma-piloto está prevista para 18 de junho. Os motoristas e cobradores serão capacitados para o combate contra esse tipo de violência. “Essa questão do abuso diz respeito a toda a sociedade. Por isso, a campanha não é centrada no estímulo à denúncia, mas na promoção do respeito às usuárias e no engajamento da comunidade de usuários e usuárias do transporte em uma questão da sociedade”, comentou o diretor administrativo da NTU, Marcos Bicalho. (Frota & Cia)