Reuters
A Volkswagen disse que sua rentabilidade pode sofrer impacto como resultado do investimento de bilhões de euros em veículos elétricos e lançamento de uma série de novos modelos.
O maior grupo automotivo da Europa, que reportou lucro recorde de 2017 na última sexta-feira (23) e disse que espera um retorno sobre vendas para 2018 entre 6,5 e 7,5%, antes de itens especiais, depois de atingir 7,4 por cento no ano passado. É esperado que a receita ultrapasse o recorde de 231 bilhões de euros em até 5%.
A Volkswagen está investindo bilhões de euros em carros elétricos e autônomos enquanto ainda paga o escândalo de emissões “Dieselgate”, que custou à empresa cerca de 30 bilhões de dólares em indenizações e multas.
O grupo alemão reservou outros 600 milhões de euros no quarto trimestre em provisões para maiores riscos legais e recompra de veículos relacionados ao escândalo de emissões, elevando as provisões de 2017 para 3,2 bilhões de euros.
No total, a Volkswagen já separou 25,8 bilhões de euros para cobrir multas, compensações e ajuste de veículos, dos quais quase 20 bilhões já foram pagos.
A fabricante é conhecida por ter uma posição conservadora quando se trata de sua perspectiva de rentabilidade, mas os analistas estavam decepcionados.
“Há espaço para eles irem além”, disse o analista da Bankhaus Metzler, Juergen Pieper, que tem recomendação de “compra” de ações da Volkswagen. “O mercado provavelmente precisa reduzir um pouco suas expectativas”. (Reuters)