Frota & Cia
A Volkswagen decidiu reforçar o seu time de picapes médias, para fazer frente aos atuais e futuros concorrentes, atraídos pelo crescente mercado brasileiro e latino-americano. A montadora apresentou a nova Amarok V6 Higline, produzida na Argentina, que traz como principal novidade o potente motor 3.0 V6 TDI (turbodiesel). O engenho entrega 225 cavalos de potência (@ 4.000 rpm) e um torque de 550Nm (entre 1.500 e 2.500 rpm), que fazem do veículo a picape média mais potente do Brasil. E também a mais rápida, já que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos.
A Amarok V6 Highline está sendo oferecido na versão cabine dupla, com uma extensa lista de itens de série, desde faróis bixenônio com luzes de uso diurno de LEDs, sistema de auxílio ao estacionamento e de freios pós-colisão, até os mais modernos recursos de comunicações e entretenimento para uso veicular. O preço de lançamento foi fixado em R$ 184.990.
Para garantir melhor desempenho, mais ajustado ao elevado torque do motor, a Amarok V6 Highline vem equipada com câmbio automático de 8 velocidades, que proporciona trocas suaves de marchas, sem solavancos. Colaboram para essa performance, a embreagem equipada com conversor de torque a tração permanente nas quatro rodas.
Segurança ativa e passiva
A segurança ativa e passiva do veículo é assegurada pela adoção de freios a disco de alta capacidade de frenagem, com 332/300mm de raio na dianteira e na traseira, pela ordem. Junto com a incorporação de inúmeros sistemas de segurança, como o ABS off-road que auxilia na frenagem sobre piso solto e o “Post- Collision Brake” (sistema de frenagem automática pós-colisão), exclusivo na categoria. Acrescente a isso o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), HDC (Hill Descent Control ou Controle Automático de Descida) e a função HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida). A Amarok V6 Highline também vem equipada com BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (Controle de Tração) e EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial) e indicador de perda de pressão dos pneus, entre outros itens de série.
O painel reúne instrumentos de fácil leitura e o sistema de infotainment “Discover Media”, incorpora uma tela colorida sensível ao toque (“touchscreen”) de 6,33 polegadas, leitor de CD, duas entradas para SD-Card, Aux in e porta USB. A central ainda permite a locução de mensagens de texto (SMS) do celular, através dos alto-falantes. E o motorista pode responder a mensagem em formato SMS por meio de comando de voz. Outro recurso oferecido é a assistência de estacionamento ‘Park Pilot’, que mostra a aproximação de obstáculos na dianteira e transmite na tela central do console a imagem da câmera de ré.
O Discover Media vem com recursos de navegação, que se destacam pela facilidade de uso e a interatividade. Eles oferecem informações sobre o veículo e seus arredores, incluindo bússola, ângulo de direção das rodas e altímetro. O sistema também contempla o “MapCare”, que atualiza a base de mapas durante toda a vida do veículo, de forma periódica e gratuita.
Com a chegada do motor V6, a Volkswagen Amarok passa a ser oferecida em sete versões, com três faixas de potência: 140 cv, 180 cv e, agora, 225 cavalos. Segundo Gustavo Luis Schmidt, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil, o modelo reforça o portfólio da marca no mercado de picapes médias, que já responde por 5% dos negócios da indústria nacional. “Em 2017, o segmento acusou um crescimento da ordem de 8% em relação ao ano anterior, enquanto a Amarok avançou 22%. De 2010 até hoje, a fábrica de Pacheco já produziu mais de 130 mil unidades que, hoje, são exportadas para 33 países em todo o mundo”, relata o executivo, confiante no sucesso do lançamento. (Frota & Cia)