Montadora investe 10 milhões de euros em eletrificação

Folha de Londrina

 

A Scania anunciou uma parceria com a empresa sueca Northvolt para desenvolvimento de tecnologia de células de bateria para veículos pesados. A montadora vai investir cerca de 10 milhões de euros no projeto. “A eletrificação desempenhará um papel fundamental na mudança para um sistema de transporte livre de combustíveis fósseis. No entanto, a tecnologia atual de células de bateria deve ser desenvolvida para atender aos requisitos comerciais dos clientes de ônibus e caminhões pesados”, explicou Henrik Henriksson, presidente e CEO da Scania. “Com a Northvolt como parceira, acreditamos que podemos conquistar grandes progressos nessa área”, completou.

 

As duas empresas estabelecerão uma equipe de especialistas e juntas trabalharão na instalação de uma área de pesquisa, a Northvolt Labs, em Västerås, na Suécia, para desenvolver e comercializar as células de bateria otimizadas para a alimentação de veículos comerciais. As empre- sas também entraram em um acordo de compra para células de bateria.

 

“Com a experiência em produtos e negócios da Scania combinada com nosso processo de fabricação de ponta, estamos convencidos de que podemos produzir células de bateria econômicas e verdes, com a mais alta qualidade para o mercado de veículos comerciais pesados”, diz Peter Carlsson, co-fundador e CEO de Northvolt.

 

A produção de células de bateria requer uma grande quantidade de eletricidade e a Suécia oferece um sólido e econômico fornecimento de energia verde. O país é, portanto, adequado para a produção de baterias sustentáveis em grande escala. A Northvolt está construindo sua fábrica da próxima geração de produtos na cidade de Skellefteå, no norte da Suécia, com o objetivo de produzir baterias verdes de alta qualidade, com emissões mínimas de carbono e as mais altas ambições para reciclagem.

 

Esta parceria é uma das várias iniciativas estratégicas da Scania para impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável. Para caminhões e ônibus pesados, o desenvolvimento contínuo de infraestruturas de carregamento, bem como células de bateria mais robustas, econômicas e sustentáveis, é necessário para um avanço do mercado na eletrificação comercialmente viável. Diferentes segmentos de transporte exigirão diferentes trens de forças elétricos. Para um efeito positivo, as tecnologias de bateria e células devem, portanto, ser desenvolvidas para atender a necessidades diversificadas. (Folha de Londrina)