MAN Latin America quer mais mulheres em cargos de gestão

Revista Torque

 

O objetivo da montadora das marcas da Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN é atingir um percentual de 20% de seu quadro executivo formado por mulheres até 2025. Para incentivar esse movimento crescente, a MAN Latin America é uma das patrocinadoras da primeira edição do Fórum Presença Feminina no Setor Automotivo, realizado pela Automotive Business na última terça-feira (20), em São Paulo, com o objetivo de debater a importância da presença feminina nas empresas, inclusive como estratégia de sustentabilidade e lucratividade.

 

De acordo com estudo da consultoria McKinsey, companhias mais diversas, com participação importante tanto de homens quanto de mulheres na gestão têm resultado financeiro 15% superior à média das concorrentes. Esse compromisso é realidade na MAN Latin America: para a última grande leva de contratações da montadora, durante a seleção do programa de trainees, 50% dos aprovados são do sexo feminino.

 

“O debate sempre leva a melhores conclusões. Queremos ser campeões globais e isso só é possível em um ambiente plural. Por isso valorizamos a diversidade e acreditamos na igualdade de oportunidades para resultados mais criativos e inovadores, aspectos fundamentais para a competitividade da empresa”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.

 

Os avanços nesse sentido estão permeados por toda a organização. Há mulheres em cargo de liderança até mesmo em áreas extremamente técnicas como a de motores e projetos especiais. Essas histórias servem também de inspiração e motivação para todas que trabalham na empresa.

 

Criado em 2015, o programa Woman compreende a troca de experiências para incentivar o crescimento profissional e pessoal das mulheres. Liderada por colaboradoras, a iniciativa promove encontros e fóruns com participação de executivas e executivos externos e internos para compartilhar suas trajetórias, dicas de carreira e ensinamentos sobre liderança. “Com isso, buscamos mostrar o universo de possibilidades que existe para as profissionais da empresa”, reforça Cortes.

 

Como parte de seu incentivo ao crescimento das mulheres na indústria automotiva, a MAN Latin America também participa da primeira pesquisa sobre a presença feminina com foco no setor, que tem por objetivo mapear a evolução e identificar quais áreas e segmentos registraram os maiores avanços. (Revista Torque)