Frota & Cia
Com base nos dados do IBGE divulgados na última sexta-feira (16), o segmento de transportes mostrou crescimento de 2,3% no ano passado, primeira alta do setor de serviços desde 2014.
Segundo o instituto, naquele ano o setor de transportes aponto uma evolução de 3,1% e o ramo de informação e comunicação, 4,8%. Em 2015 e 2016, os serviços de transporte caíram 6,1% e 7,6%, respectivamente.
“O que podemos destacar é que o transporte realmente foi o único que teve um crescimento consistente. Foi um segmento que teve, de fato, uma reação. Isso se deve ao setor industrial, que é o grande demandante desse serviço. Isso beneficia o transporte terrestre, o aquaviário – também impulsionado pelas exportações – e a armazenagem”, afirmou o gerente da pesquisa, Roberto Saldanha.
Apesar do bom desempenho do transporte, no acumulado do ano o setor de serviços registrou queda de 2,8%. Fazem parte dessa economia atividades como salões de beleza, imobiliárias, oficinas mecânicas, escritórios de advocacia, agências de turismo, companhias aéreas e hotéis, entre outros. (Frota & Cia)