Frota & Cia
A Mercedes-Benz optou por uma mudança de foco em seu tradicional encontro de Balanço & Perspectivas de início de ano, realizado na segunda-feira (5/fev), na sede da empresa em São Bernardo do Campo (SP), com toda a imprensa especializada. Em lugar dos números de licenciamentos relativos ao ano passado, indicando o desempenho da empresa no mercado brasileiro de veículos comerciais, a montadora preferiu destacar alguns bons resultados pontuais, relativo ao biênio 2017/2018.
Nas contas do fabricante, apenas nos meses de dezembro e janeiro últimos foram negociados mais de 6.200 veículos; um resultado bastante surpreendente para o período. “Começamos muito bem 2018, ano que já está sinalizando a retomada do crescimento da economia, o que traz reflexos positivos ao mercado de caminhões, ônibus e comerciais leves”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
No segmento de caminhões, a empresa realizou negócios envolvendo 1.073 veículos no período de dezembro a janeiro, com destaque para a Raizen, fabricante de etanol de cana-de-açúcar, que adquiriu 300 unidades do Actros para transporte de combustível na Divisão Shell e outros 233 Axor para operações fora de estrada. Outra compra de peso foi feita pela D’Granel Transportes, totalizando 100 caminhões extrapesados, sendo 86 Axor e 14 Actros para uso no transporte de granéis sólidos. O mesmo se deu com Transoeste, que negociou mais 150 Actros para o transporte de grãos. Sem contar outras 100 unidades do mesmo modelo Actros, que vão renovar a frota da Transportadora Risa, para citar alguns exemplos.
“As empresas de transporte estão renovando suas frotas para atender ao crescimento da demanda com eficiência e rentabilidade. Isso é muito evidente em segmentos, como agronegócio, logística, transporte de combustíveis e químico, mineração e madeira”, diz Leoncini. “Para 2018, projetamos um crescimento de vendas de caminhões em torno de 30%”.
Chassis de ônibus
Também no mercado de chassis para ônibus, a Mercedes-Benz tem bons motivos para comemorar. Em janeiro, a montadora fechou a negociação de 1.600 micro-ônibus para o Governo Federal, através do programa Caminho da Escola do FNDE. E mais 480 chassis de configuração urbana, sendo 300 unidades para operações em diversas cidades de São Paulo e 180 para Recife (PE).
A empresa ainda destacou a venda de cerca de 1.000 ônibus, de modelos urbanos e rodoviários, para a renovação de frota do Grupo Constantino. E a conquista da licitação para fornecimento de 905 micro-ônibus para a Secretaria da Saúde do Estado Minas Gerais. “As licitações do transporte escolar e as renovações nos segmentos urbano e rodoviário estão puxando as vendas de ônibus no País”, ressalta Leoncini, que projeta 15% de aumento nas vendas de ônibus este ano, apenas nos dois segmentos.
Do lado dos utilitários, a linha Sprinter também mostrou bom desempenho, graças à negociação de 1.154 unidades para entrega em 2018. Desse total, 579 vans se referem à licitação para a Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, junto com 575 furgões ambulâncias destinados ao SAMU. “Esse resultado amplia nossa participação de mercado, com os furgões e chassis respondendo especialmente ao aumento de demanda do e-commerce, varejo e licitações na área de atendimento da saúde, além de identificarmos também um crescimento de demanda para transporte de passageiros, especialmente em lotação, fretamento, turismo e escolar”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil.
Planos de Manutenção
Por último, na parte de serviços, a empresa destaca os negócios concluídos neste início de ano, que incluem a venda de 819 Planos de Manutenção e Fleetboard para a Raízen, 109 para caminhões Axor e Actros da Transgrãos e 100 para a Transportadora Risa, totalizando mais de 1.000 Planos de Manutenção e Fleetboard comercializados. “A cada dia, o nosso desafio é apresentar soluções diferentes e cada vez melhores para os clientes”, afirma Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil.
“Para tanto, queremos sempre estar junto deles, conhecer a realidade de suas operações e necessidades e ouvir o que têm a nos dizer. Isso nos permite desenvolver produtos e serviços cada vez mais eficientes, que tragam economia, redução de custos operacionais e produtividade, com a rentabilidade desejada e a qualidade e a segurança da nossa marca. Entre os destaques estão a Oficina de Alta Performance, os Serviços Dedicados e os kits de peças genuínas por segmento”, completa Renan. (Frota & Cia)