Folha de Londrina
O ano será agitado no universo automobilístico. As montadoras preparam novos lançamentos desde os carros com motorização básica até os potentes esportivos. Quem não planejou novos veículos aposta na atualização dos modelos sucessos de vendas. Os sedãs Virtus (Volkswagen) e Cronos (Fiat) são os primeiros a ganhar as ruas brasileiras neste começo de ano. Mas marcas como Ford, Honda, Kia, Renault, Citröen, BMW, Audi, Chevrolet, entre outras, também terão novidades ao longo de 2018.
O setor está otimista com os sinais de recuperação da economia. A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou nesta terça-feira (6) o balanço de vendas de janeiro, que teve um incremento de 23,1%. O segmento de veículos leves (automóveis e comerciais leves), atingiu 175,8 mil unidades, uma expansão de 22,3% na comparação com janeiro do ano passado. Mas teve queda de 14,3% em relação a dezembro passado.
Este ano, as montadoras devem manter o foco na categoria SUV, mas sem desapegar dos compactos. “Os SUVs caíram no gosto do consumidor. Eles atendem a um público que não sofreu tanto na crise. São carros um pouco mais carros, mas que cabem no bolso”, comentou Ricardo Bacellar, sócio responsável do setor automotivo no Brasil da KPMG.
Baccelar chama a atenção para o volume de modelos que se despediram do mercado em 2018 como os Chevrolet Agile e Sonic, o Volkswagen Gol G4, o Citröen C4, o Fiat Mille, o Peugeot 207 sedan e a lista continua. “As soluções tecnológicas estão entrado com mais rapidez no mercado. E as montadoras se adaptam rápido a esse ciclo de inovação”, disse.
A indústria identificou que o brasileiro consome tecnologia e está apostando em inovação para atrair o consumidor. “O Brasil gosta de consumir tecnologia e paga por isso”, afirmou Bacellar. Esse avanço tecnológico rapidamente está chegando aos modelos de entrada. “Por exemplo, o câmbio automático levou uns 15 anos para sair do carro de ponta para o de entrada. Hoje, esse ciclo de inovação está mais rápido”.
Novas categorias
As montadoras também estão procurando entregar novas categorias como estratégia de posicionamento. Como ocorreu no ano passado com o lançamento do Kwid, considerado um SUV compacto. Para 2018, a Renault prepara o Kwid Outside, uma versão mais selvagem do compacto. A francesa também traz no segundo semestre a picape Alaskan, que deve rivalizar com a Duster Oroch e Nissan Frontier.
A Ford apresentou esta semana o Ford KA FreeStyler, que pretende abocanhar um novo nicho de mercado: dos utilitários compactos (CUVs). O modelo é inspirado pelo maior sucesso da marca, a EcoSport. O KA FreeStyler traz características inéditas de design, engenharia e tecnologia e faz parte da ampliação da linha KA, criando um produto diferenciado para um novo consumidor.
Apresentado na América do Sul de forma simultânea com a Índia, o KA FreeStyle é resultado de um projeto global desenvolvido com a participação de diversos países para atender diferentes mercados. “O FreeStyle é um veículo de conceito inovador, robusto e avançado. Atraente, versátil e conectado, esse é um novo produto desenvolvido para fazer parte da família KA com o objetivo de atender um consumidor com interesses muito específicos”, disse Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Governamentais, Comunicação e Estratégia da Ford América do Sul.
Segundo ele, além de características de flexibilidade dentro e fora do asfalto, design robusto e agilidade, o modelo vai oferecer o que a marca tem de mais avançado em conectividade, o sistema SYNC 3, com comandos de voz e acesso a Apple CarPlay e Android Auto.
Retorno
A Kia prevê dois lançamentos para o segundo semestre: o Kia Rio, um hatch; e o esportivo Stinger, nas versões 250 cv e 370 cv de potência. Para este início de ano, as apostas da montadora são o Picanto GT, que já está nas concessionárias, e o novo Sorento EX. O SUV da sul-coreana foi comercializado no Brasil até 2015 e agora volta com nova versão com motor 2.4 e tração integral. “Em nossos estudos, verificamos que existem poucas opções de SUVs de médio a grande porte, na faixa dos R$ 150 mil aos R$ 200 mil. Ao diversificarmos nosso portfólio, conseguimos atender um público exigente, que deseja um veículo espaçoso e que não abre mão de modernos itens de segurança e conforto”, enfatizou Ary Jorge Ribeiro, diretor de vendas da Kia Motors, Ary Jorge Ribeiro.
O Honda City ganhou roupagem nova para 2018. O modelo chegará às concessionárias este mês com design reformulado, novos equipamentos, mas mantendo o espaço interno característico do sedã. Também trará, dependendo da versão, faróis e lanternas traseiras em LED, além de novas rodas de liga leve.
Os SUVs caíram no gosto do consumidor. Eles atendem a um público que não sofreu tanto na crise”. (Folha de Londrina/Aline Machado Parodi)