Dona do Google vai comprar “centenas” de carros da Fiat Chrysler

O Estado de S. Paulo/Reuters

 

A Waymo, divisão de carros autônomos da Alphabet – holding que controla o Google – vai comprar “centenas” de minivans híbridas do modelo Pacifica fabricados pela Fiat Chrysler. A aquisição é motivada pela expansão do serviço de carona paga da Waymo, que começará a ser testado na cidade de Phoenix, nos Estados Unidos, até o final do ano. O anúncio do acordo foi feito em conjunto pelas duas empresas nesta terça-feira, 30.

 

A Waymo é parte de um conjunto de empresas de tecnologia, montadoras e startups que estão numa corrida para levar primeiro o carro autônomo às ruas. A maioria dessas empresas trabalham em parceria, para dividir os altos investimentos que a nova tecnologia demanda. O acordo entre Waymo e Fiat Chrysler deve aumentar a pressão sobre empresas como o aplicativo de carona paga Uber e a montadora General Motors, que também tentam emplacar carros sem motorista no mercado.

 

“Nossa parceria com a Waymo continua a crescer e se fortalecer”, disse o presidente executivo da montadora, Sergio Marchionne, em comunicado. Até o momento, a montadora já entregou 100 minivans ao Waymo para testes em 2016 e, depois, outras 500 em 2017. As novas unidades do veículo serão entregues até o final do ano. Segundo as empresas, elas serão usadas para expandir o serviço para outras regiões dos EUA.

 

Na semana passada, a Waymo anunciou que vai começar a testar carros sem motoristas em Atlanta, aumentando para 25 o número de cidades onde os carros estão sendo testados.

 

Em novembro, o Uber anunciou que planeja comprar 24 mil carros sem motorista da Volvo, como parte de um acordo que vai durar entre 2019 e 2021. No início de janeiro deste ano, a GM também anunciou que está aguardando aprovação do governo para lançar um carro sem motorista totalmente autônomo, que sairá de fábrica sem pedais e volante. A empresa planeja operar uma frota de carros sem motorista a partir de 2019. (O Estado de S. Paulo/Reuters)