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O ano é 1948. Um imigrante japonês fixa uma placa em frente a sua modesta oficina em Pompeia, interior de São Paulo, com os dizeres “Conserta-se tudo”. Nascia a empresa Máquinas Agrícolas Jacto, hoje um grupo forte e consolidado, com presença nos cinco continentes e que em 2018 completa 70 anos de uma história construída com inovação e compromisso com o cliente no atendimento e suporte adequado às suas necessidades.
Entre muitas características marcantes, Shunji Nishimura, fundador da Jacto, tinha um espírito empreendedor latente e uma busca por oportunidades onde quer que elas estivessem. Após trabalhar na colheita de café, ser garçom e atuar como mecânico (sua formação), ele sentiu que havia muito ainda a conhecer no Brasil, país que adotou como sua segunda casa, e quis melhorar sua condição de vida e de sua família.
E foi assim que ele, com a alma e o espírito abertos às oportunidades, entrou num trem na capital paulista e decidiu ir até o fim da linha, até a última parada, e ver o que o esperava por lá. Dessa forma, estabeleceu-se na cidade de Pompeia, interior do Estado de São Paulo, ainda um pequeno agrupamento de casas em volta da ferrovia, carente de todo tipo de negócio que a vida urbana podia requerer. Lá montou uma pequena oficina de consertos em geral.
“Foi assim que nasceu a Jacto. O desafio das próximas gerações é perseverar nos atributos e na essência que nos trouxe até aqui e construir um futuro com base nesses sólidos valores”, comenta Jorge Nishimura, Presidente do Conselho do Grupo Jacto.
Toda essa essência foi traduzida em um selo comemorativo aos 70 anos e em um haikai – pequeno poema de origem japonesa – que contribuirá para levar a todo público que se relaciona com a empresa o sentimento da data. A estrutura do haikai é composta por três versos curtos e tem como intenção preservar a tradição e retratar com simplicidade os principais elementos norteadores da trajetória da Jacto em seus versos.
Terra amada. Coração Grato. Inspira o novo.
Os três versos do poema traduzem todo sentimento dos 70 anos de uma história de empreendedorismo e amor ao trabalho.
O primeiro verso, “Terra amada”, remete ao elemento concreto da natureza, a terra em si, símbolo da agricultura, mas também com o valor simbólico de ser a pátria, o local que acolheu o imigrante Shunji Nishimura, e o solo onde estão fincadas as raízes do Grupo Jacto.
O segundo verso, “Coração Grato”, é formado por duas palavras muito ligadas à trajetória de Shunji Nishimura e do Grupo Jacto. Coração é o lugar do amor, sentimento maior. Amor ao trabalho, amor ao novo, amor às pessoas (clientes, colaboradores, comunidade).
O terceiro verso também se traduz em um elemento muito marcante e associado à trajetória da empresa, o espírito inovador. “Inspira o novo” remonta a busca constante pelo novo, o que pode ser visto concretamente na criação de novos produtos, com novas soluções, em novas empresas e negócios, novas formas e sistemas de administração, com a atuação da terceira geração na linha de frente e a segunda geração presente na retaguarda dos processos. É o ciclo da vida.
História registrada
Entre as peças comemorativas dos 70 anos da Jacto está o livro que irá contar a história da K3, primeira colhedora de café desenvolvida no mundo. A publicação fará uma relação com a evolução do mercado, do país, da agricultura e da Jacto e trará depoimentos de agricultores, pesquisadores e colaboradores envolvidos nesse projeto que deu origem ao que é hoje o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Jacto e se tornou base para o desenvolvimento e competitividade da cafeicultura nacional.
Somos Jacto
A campanha institucional da Jacto Agrícola, empresa que deu nome ao Grupo, terá como tema a expressão “Somos Jacto!”.
A temática será o eixo condutor das ações de comunicação da empresa e estará presente nos materiais de divulgação, site e nas mídias sociais.
A motivação para criação da campanha ‘Somos Jacto’ está fortemente ligada ao relacionamento sólido que o fundador da empresa, Shunji Nishimura, criou com os agricultores e parceiros e que há 70 anos conecta diversos pontos dessa cadeia ao desenvolver e fabricar máquinas inovadoras e seguras com o propósito de fazer a agricultura evoluir, e, sobretudo, colaborar para o sustento da humanidade, a partir do trabalho conjunto de cada um.
Inovação e compromisso com o cliente: pilares das operações
A Máquinas Agrícolas Jacto é uma empresa familiar brasileira com presença global que produz pulverizadores, colhedoras de café, e adubadoras, além de equipamentos e soluções para agricultura de precisão. Os produtos e serviços estão presentes em mais de 100 países.
Desde o primeiro produto, uma polvilhadeira de defensivo, nossa empresa se guia pela busca da excelência e pelo compromisso de jamais abandonar o agricultor à própria sorte, dando toda a assistência que ele precisar.
A inspiração para o nome da empresa veio da imagem do rastro deixado no ar pelo produto lançado pela polvilhadeira, semelhante ao que deixavam no céu os aviões a jato, símbolos de novo tempo, de rapidez, força e modernidade.
Shunji Nishunura sempre dizia que “ninguém cresce sozinho”. Dessa forma, a empresa trilha na busca por um ambiente inspirador para as pessoas que trabalham ou se relacionam com ela e investe para que elas tenham as condições de realizar os projetos e alcançar os objetivos, para si mesmas e para a empresa. Por isso, a Jacto compartilha seus resultados também com as comunidades onde está presente, por meio da criação e manutenção de escolas.
No final da década de 1970, a Jacto entraria definitivamente para a história da cafeicultura brasileira ao lançar a primeira colhedora de café do mundo – a K3. Com o projeto da primeira colhedora de café do mundo, nasceu o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Jacto.
O parque fabril está localizado quase que na totalidade em Pompeia, interior de São Paulo. Há também uma unidade fabril na Tailândia. Atualmente o Grupo Jacto possui 3650 colaboradores.
O ano de 2018 registrará ainda outro importante marco para o grupo, com a inauguração de uma planta fabril na Argentina. As operações terão início a partir de fevereiro de 2018. A Argentina é um dos principais mercados da Jacto e a empresa já possui uma estrutura neste local há 26 anos, e para começar a produzir no país, a unidade está sendo ampliada.
“Ao longo desses 70 anos de história, a empresa apresentou diferentes produtos e tecnologias, visando atender às necessidades específicas dos agricultores das diferentes regiões onde atua. A busca por inovações está no DNA da empresa. Garantir ao agricultor o acesso às tecnologias que o torne cada vez mais competitivo e com possibilidade de otimizar sua produção é compromisso da Jacto”, comenta Fernando Gonçalves, Presidente da Jacto Agrícola. (Portal G1)