Motor1
A Kia acaba de anunciar no Brasil a chegada às concessionárias da versão EX do SUV Sorento. Ausente do portfólio nacional da marca desde 2015, a variante volta a ser comercializada nesta semana como opção de entrada da gama, posicionada logo abaixo da configuração topo de linha S.556 (vendida atualmente por R$ 209.900). O preço sugerido até o dia 31 de janeiro para as 100 primeiras unidades é de R$ 159.990, anunciado como condição especial de pré-venda. Passado esse período, o valor de tabela sobe para R$ 166.990.
Primeiro lançamento da Kia no Brasil depois do fim do Inovar-Auto, o Sorento EX estreia já com visual reestilizado e itens extras na lista de equipamentos. Por fora, os faróis receberam novas lentes, a grade foi ligeiramente revista e o para-choque ganhou novas molduras para as luzes de neblina. A traseira também foi alterada, tendo para-choque com nova ponteira de escapamento, além de lanternas mais esguias e novas linhas para a tampa do porta-malas. Completam as mudanças rodas com novo desenho e, no interior, mudanças no quadro de instrumentos e no console central.
De série, há bancos para 7 passageiros, airbags laterais e de cortina, vidro com sistema antiesmagamento, assistente de partida em rampa (HAC), controles de estabilidade e tração e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. A lista também inclui luz diurna em LED, faróis de neblina, bagageiro no teto, rodas de liga leve aro 18”, ar condicionado digital Dual Zone com comando traseiro, central multimídia com câmera de ré, espelho retrovisor interno eletrocrômico e chave Smart Key para abertura das portas e partida do motor.
Sob o capô, o motor 2.4 Thetta II Dual CVVT a gasolina rende 172 cv a 6.000 rpm e 22,5 kgfm de torque a 4.000 rpm. O câmbio é sempre automático de 6 velocidades, com opção de trocas sequenciais e tração 4×2 (dianteira). A versão topo de linha, para efeito de comparação, tem motor 3.3 V6 de 270 cv. (Motor1/Dyogo Fagundes)