Agência Ambiente Energia
Para incentivar a produção de carros híbridos e elétricos no Brasil o Governo Federal planeja editar uma medida provisória que deve reduzir de 25% para 7% o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para esse tipo de veículo.
A avaliação do governo é que as grandes montadoras que já estão instaladas no Brasil devem trazer para o país os veículos elétricos e híbridos que já fabricam em outros países, o que deve aumentar a entrada de importados. Como esse nicho de mercado é mínimo no Brasil, não haveria impacto fiscal num primeiro momento.
Apesar da MP ser consenso entre a equipe econômica e estar prevista para ser publicada em breve, o restante da nova política do setor está parado no governo e deve permanecer assim até o próprio presidente tomar uma decisão em fevereiro.
O grande impasse é como conceder incentivos para o investimento em pesquisa e desenvolvimento para as montadoras.
Estudo recente da FGV Energia mostrou que no Brasil, desde 2011 até 2016, foram vendidos apenas 5,9 mil carros elétricos e híbridos (que combina motor a combustão e elétrico) no país, número que representa apenas 0,3% da frota mundial. Do total comercializado no país, 2.079 foram vendidos no ano passado.
O modelo híbrido Toyota Prius, que custa R$ 120 mil, respondeu por quase 80% das vendas em 2016 no Brasil, com 1.635 unidades. A principal dificuldade para a disseminação de veículos elétricos no Brasil é o alto custo, principalmente da bateria, que corresponde a 50% do valor do carro. Nos últimos anos o preço vem caindo, mas ainda é elevado. (Agência Ambiente Energia)