Portal Segs
A tecnologia desenvolvida pela Nissan para o veículo 100% elétrico mais vendido no mundo, o Nissan LEAF, será utilizada em um projeto de ônibus elétrico, cujos testes se iniciam em fevereiro no Japão. O objetivo é tornar o transporte público com zero emissões mais difundido e acessível.
Dirigida pela Universidade Kumamoto, a iniciativa reúne talentos e conhecimentos da indústria automotiva, do governo e do meio acadêmico. Faz parte do envolvimento contínuo da universidade com um projeto do Ministério do Meio Ambiente do Japão que visa reduzir ou eliminar o CO² e outras emissões de veículos maiores como ônibus e caminhões. O teste nas ruas está programado para fevereiro na cidade de Kumamoto, no oeste do Japão.
Um obstáculo na criação de veículos elétricos de grande porte tem sido os altos custos de desenvolvimento e de peças, incluindo baterias e motores elétricos. Ao usar a tecnologia já concebida e aperfeiçoada pela Nissan, o custo de fabricação de ônibus elétricos pode ser bastante reduzido.
O ônibus, chamado “Yoka ECO Bus”;, contará com três baterias, três motores elétricos e um inversor do Nissan LEAF, o veículo elétrico mais vendido do mundo. A Nissan também está desenvolvendo uma caixa de câmbio dedicada para o ônibus e oferecendo suporte técnico. A empresa espera que a tecnologia possa ajudar o projeto a alcançar seu objetivo de criar ônibus ecológicos para sistemas de transporte público no Japão.
A Nissan apoia ativamente os programas ambientais e as atividades regionais de revitalização focadas no uso de energia limpa e na adoção de veículos elétricos. A eletrificação de veículos é uma parte fundamental da “Nissan Intelligent Mobility”;, a visão da empresa para mudar a forma como os carros são alimentados, conduzidos e integrados na sociedade. (Portal Segs/Alexandre Carvalho)