Empresa planeja criar protótipo capaz de transformar fumaça do óleo diesel em energia limpa!

Revista Torque

 

Considerada uma clean tech, em outras palavras, uma empresa prestadora de serviços que visa em modificar as atuais fontes de energias pelas mais sustentáveis, a GLR Tech inovou o ecossistema de startups do Brasil com um mecanismo de geração de energia a partir do desperdício de motores de combustão interna. Atraindo o setor público e privado, este sistema autossuficiente é uma tecnologia apta para resolver dois grandes desafios ambientais, eficiência energética e redução de poluentes, a partir do consumo de diesel de maneira sustentável.

 

Reconhecida como uma solução inovadora e um sistema de alta aplicação industrial pela a OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual), uma das 16 agências da ONU, a GLR Tech conseguiu criar um sistema inovador e extremamente necessário para indústrias dependentes da combustão de combustíveis, como o etanol, biomassa, gás natural, gasolina e principalmente diesel. Após a combustão, os gases de escape passam pelo tubo exaustor sem aproveitamento, a GLR Tech, diante disso, entendeu o desperdício que ocorre e desenvolveu uma turbina capaz de gerar energia através dos motores a combustão interna. Criou também um sistema, capaz de depurar os gases poluentes e captar materiais particulados. Em outras palavras, esse depurador de gases ao mesmo tempo que gera energia extra pro motor, consegue manter a eficiência na potência dele, sendo um mecanismo que consegue produzir energia renovável e combustível sustentável, colaborando com a economia no consumo de combustível e a diminuição do impacto ambiental.

 

“A GLR Tech acredita que por mais que o mundo esteja se voltando para as inovações mais sustentáveis, o combustível fóssil não está recebendo a atenção necessária. Nascemos, portanto, para ir de encontro com esta “dor da indústria”, buscar alternativas para os setores que movem a energia global, ou seja, automotiva, marítima, ferroviária, energética para que assim contem com a tecnologia da GLR Tech e nossos princípios”, afirmou CEO e co-fundador da GLR Tech, Felipe Burman.

 

A startup de clean tech surgiu com esta iniciativa de fazer mais do que leis governamentais exigem para evitar impactos ambientais, eles tentam buscar como gerar energia extra, além de reduzir poluentes, ou seja, são focados em pensar fora do usual. “Muitas empresas se acomodam. Fazem a lição de casa e não muito mais que isso, ou seja, esperam a lei governamental pressionar para fazerem alguma mudança. Nós não somos assim”, conta Burman a respeito disso.

 

Com uma equipe composta por brasileiros, israelenses e norte-americanos, a GLR Tech se considera uma startup brasileira com raízes globais. Com fundadores brasileiros e israelenses, a empresa une o fato de Israel ser líder em progresso tecnológico e considerada “nação das startups”, com o reconhecimento brasileiro devido a tecnologia do setor aeronáutico, automotivo, petrolífero e outros segmentos. Isto garante o investimento em tecnologias necessárias em prol do objetivo, da GLR Tech, de mudar o grande impacto da poluição atmosférica e, ao mesmo tempo, ajudar na escassez energética do mundo. (Revista Torque)