Portal G1
A Renault também terá acesso a dados de donos de veículos envolvidos em recalls no estado de São Paulo, para avisá-los dos chamados.
A montadora é a terceira a fazer esse tipo de parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) : Honda e Fiat Chrysler, dona das marcas Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge e RAM já haviam assinado o acordo.
O órgão informará a essas fabricantes quem são os atuais donos, para que elas avisem esses consumidores se o carro fizer parte de alguma campanha para corrigir defeitos.
As montadoras dizem que existe baixa adesão às campanhas de recall porque não têm acesso aos atuais proprietários -elas afirmam que só conhecem os primeiros donos, que compram os carros nas concessionárias. Daí a ideia de recorrer aos dados do Detran.
Como funciona
O Detran-SP vai cruzar os números dos chassis de veículos das empresas relacionados em recalls serão cruzados com a base do Detran-SP, que identificará quais deles estão registrados no estado.
Os proprietários serão avisados de duas formas sobre a necessidade de reparo dos itens de segurança: cartas enviadas pelas montadoras e push (mensagem) no aplicativo do Detran-SP, que está disponível para download gratuito nas plataformas iOS (para iPhones) e Android.
As montadoras têm de se comprometer a usar os dados somente para avisos de recalls.
O Departamento Nacional de Trânsito também abriu a possibilidade de que esse tipo de parceria em nível nacional. (Portal G1)