Petrobras ajustará plano com estratégias para o futuro, diz Parente

DCI/Agências de Notícias

 

A Petrobras deve concluir até o fim do ano ajustes em seu plano estratégico, com o objetivo de adaptar a empresa às mudanças esperadas para o futuro na indústria de petróleo, disse a jornalistas nesta segunda-feira (27) o presidente da estatal, Pedro Parente.

 

Dentre os temas importantes estão o rápido crescimento das fontes renováveis e a busca global por uma economia de baixo carbono. “Nós estamos finalizando a discussão interna e vamos incluir três novas estratégias: futuro da indústria de óleo e gás, temas da energia de baixo carbono e da digitalização”, disse o executivo em evento em São Paulo.

 

Mais cedo, porém, Parente disse que nenhuma das grandes empresas globais de petróleo está ainda preparada para o “mundo novo” que virá para a indústria com o avanço das energias renováveis e de tecnologias, como o carro elétrico. “Estamos trabalhando para descobrir, embora com desafios e dívidas pela frente.”

 

Desinvestimentos

 

Parente disse que o plano de parcerias e desinvestimentos da Petrobras deve voltar a ganhar ritmo, após a companhia anunciar na semana passada a venda para a elétrica Eneva do campo de Azulão, o primeiro negócio fechado no biênio 2017-2018. Ele afirmou que o plano sofreu algum atraso devido a exigências do Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Ainda ontem a Petrobras informou ter iniciado, no domingo, juntamente com suas parceiras, a produção no bloco de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos. O processo envolve a entrada em operação do FPSO Pioneiro de Libra, unidade flutuante que produz, armazena e transfere petróleo, com capacidade para processar diariamente até 50 mil barris de petróleo e 4 milhões de metros cúbicos de gás associado.

 

Neste primeiro momento, o FPSO executará os chamados Testes de Longa Duração, que devem durar um ano e têm por objetivo avaliar o comportamento do reservatório. Depois o FPSO Pioneiro de Libra será deslocado para operar os Sistemas de Produção Antecipada em outros poços de Libra.

 

Também nesta segunda-feira, funcionários de 40 plataformas da Petrobras aprovaram greve sem data definida, em meio às negociações sobre o Acordo Coletivo de Trabalho deste ano. (DCI/Agências de Notícias)