Scania lança, na Itália, motor OC13, movido a gás natural

Frota & Cia/Agência estado

 

A Scania lançou, neste mês, o OC13, motor de 13 litros com 6 cilindros movido a gás natural, durante a feira internacional de economia verde, a Ecomondo, que ocorre em Rimini, na Itália.

 

O novo engenho da montadora desenvolve 410 cv a 1.900 rpm e torque de 2.000 Nm de 1.100 a 1.400 rpm, números similares aos de um motor diesel de mesmo tamanho. Segundo a fabricante, se equipado em uma composição veicular com 40 toneladas de peso bruto total (PBT), o lançamento proporciona autonomia de até 1.100 km e redução da emissão de CO2 de até 15%.

 

A novidade da fabricante sueca é semelhante a um motor a gasolina, com o uso de velas de ignição para uma combustão da mistura combustível e oxigênio. De acordo com a Scania, durante o desenvolvimento o objetivo foi garantir uma melhor condução, com desempenho e características semelhantes a um motor diesel moderno.

 

“Estamos avançando em direção ao aumento da oferta de motores a gás, tanto para caminhões pesados dedicados ao transporte de longas distâncias quanto veículos para construção”, conclui o diretor de produtos de Scania, Henrik Eng. (Frota & Cia/Agência estado)