Jaguar Land Rover começa testes com autônomos nas ruas do Reino Unido

Diário do Grande ABC

 

A Jaguar Land Rover deu um passo importante no cenário dos carros autônomos. A montadora começou a testar veículos que dirigem sozinhos nas ruas de Coventry, no interior do Reino Unido. A ação faz parte do programa britânico Autodrive, que busca realizar pesquisas de tecnologias que permitem a troca de informações entre diversos automóveis e bancos de informações de vias inteligentes.

 

Em caso de batida ou atropelamento com carros autônomos, de quem é a culpa?

 

“Esses testes de veículos autônomos nas vias públicas são emocionantes, pois a complexidade de um ambiente real nos permite encontrar maneiras robustas de aumentar a segurança rodoviária no futuro. Ao usar entradas de sensores múltiplos e encontrar maneiras inteligentes de processar esses dados, estamos obtendo uma visão técnica precisa para aplicar de forma pioneira essas tecnologias no setor automotivo”, afirma Nick Rogers, diretor executivo de engenharia de produtos.

 

Atualmente, a montadora desenvolve projetos de veículos totalmente e parcialmente autônomos. O objetivo é que, ao longo dos próximos anos, os carros inteligentes sejam capazes de conduzir em diferentes ambientes e condições climáticas.

 

A Volvo é uma das pioneiras em testes de carros autônomos. O projeto Drive Me selecionou famílias para testarem modelos XC90 que dirigem sozinhos pelas ruas da Suécia. (Diário do Grande ABC/Maria Beatriz Vaccari)