Toyota anuncia novo robô humanoide de terceira geração

CanalTech

 

A Toyota acaba de anunciar a sua mais nova criação, o robô T-HR3. O projeto se trata de um humanoide de terceira geração desenvolvido com as últimas plataformas de robótica da companhia.

 

A divisão de robótica da Toyota deve explorar novas tecnologias para o gerenciamento seguro de interações físicas entre os robôs e os seus arredores. Tudo isso com a ajuda de um novo sistema de manobras que funciona com o espelhamento do movimento das pessoas para os robôs.

 

O T-HR3 é resultado de uma ampla pesquisa da Toyota sobre a forma na qual as tecnologias avançadas são capazes de ajudar empresas a entender as necessidades de mobilidade das pessoas.

 

Evolução

 

O robô é considerado uma evolução dos humanoides da geração anterior, que foram criados para realizar testes de articulações precisos e com movimentos pré-programados. A plataforma foi desenvolvida com recursos de auxílio aos seres humanos nas mais diferentes situações, como dentro das residências, em instalações médicas, ambientes de construção, entre outros.

 

O gerente geral da divisão de robótica da empresa, Akifumi Tamaoki, contou que os membros da equipe estão empenhados em aplicar a tecnologia do robô Partner Robot no T-HR3, desenvolvendo assim humanoides amigáveis e úteis para coexistirem com os humanos. “No futuro, as principais tecnologias desenvolvidas para esta plataforma ajudarão a informar e avançar o futuro do desenvolvimento de robôs que oferecem a melhor mobilidade possível para todos”, revela Tamaoki.

 

Copiando movimentos

 

O T-HR3 é controlado com sistema de manobra que permite a operação do robô de forma instintiva. O controle é feito com um dispositivo vestível que faz o mapeamento dos movimentos de mão, braço e pés que, então, é enviado para o humanoide. Com isso, o usuário pode controlar essas funções a partir da perspectiva do robô.

 

A Toyota vem desenvolvendo robôs desde a década de 1980. Os projetos bem sucedidos da empresa envolvem tecnologias automotivas aplicadas em novas soluções. Agora, o T-HR3 será apresentado no evento International Robot 2017 Exhibition 2017, em Tóquio, que acontecerá entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro.

 

Assista o vídeo. (CanalTech)