CAOA Montadora está entre os finalistas do 16º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente

O Brasil Sobre Rodas

 

A CAOA Montadora, com planta instalada na cidade de Anápolis (GO), está entre os finalistas da 16ª edição do Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente que neste ano tem o tema: Água. A origem de tudo. Não deixe a vida secar. O prêmio é promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás – CREA-GO.

 

O Projeto apresentado pela CAOA Montadora foi a Redução do Consumo e Conservação da Água através do Reuso e teve como autor, o Gerente de Meio Ambiente, Rafael de Paula, que foi indicado ao prêmio juntamente com o Diretor de Engenharia de Produto e Processos de Manufatura da CAOA, Márcio Alfonso, além do Presidente da CAOA, Mauro Correia.

 

O objetivo do Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente é reconhecer expressivos projetos/programas executados por personalidades, entidades, instituições públicas e privadas, pessoas físicas e jurídicas, propriedades rurais e profissionais da imprensa, em prol da preservação, recuperação, defesa ou conservação do meio ambiente no Estado de Goiás. Os vencedores de cada uma das cinco modalidades – Elementos Naturais, Biodiversidade, Sociedade Sustentável, Inovação Tecnológica e Imprensa –serão conhecidos durante a cerimônia que será realizada no dia 30 de novembro, em Goiânia (GO)

 

Além de produzir veículos e prestar serviços com alto nível de tecnologia e qualidade, a CAOA Montadora adotou, durante seus 10 anos de instalação no município de Anápolis (GO), o compromisso de proteger o meio ambiente, atendendo as exigências legais e buscando estabelecer entre seus Colaboradores e moradores da região uma cultura sustentável de uso dos recursos naturais, garantindo benefícios sociais e respeitando os limites da natureza.

 

A CAOA Montadora possui uma equipe multidisciplinar, composta por Engenheiros, Químicos, Biólogos e Técnicos em Meio Ambiente que trabalham na Gestão Ambiental da empresa, buscando atingir os melhores resultados com ética e transparência, respeitando as pessoas e o meio ambiente.

 

A CAOA Montadora realiza periodicamente atividades que promovem a integração entre empresa, Colaboradores, moradores das regiões vizinhas e o meio ambiente. Entre as ações realizadas em datas comemorativas como a Semana da Água, Dia do Meio Ambiente e Dia da Árvore, a CAOA promove exposições de artes visuais, apresentações teatrais do grupo cultural Boca do Lixo, visitas de crianças de escolas municipais de Anápolis à ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) da fábrica e ao Viveiro de Mudas de plantas nativas do Cerrado, além de receber acadêmicos da Faculdade Católica de Anápolis e da Universidade Estadual de Goiás.

 

“Temos avaliado diversas e contínuas ações para redução do consumo de água nos processos produtivos bem como não produtivos da CAOA Montadora, além de envolver nossos Colaboradores, moradores da região e as futuras gerações representadas pelos estudantes das escolas e  universidades em eventos que promovem a conscientização sobre o tema”, explicou Marcio Alfonso, Diretor de Engenharia de Produto e Processos de Manufatura da CAOA e responsável pela direção da fábrica.

 

A CAOA Montadora, desenvolve constantemente ações focadas na preservação do meio ambiente, como o reaproveitamento dos resíduos da produção de seus veículos. Nos últimos anos, a CAOA reduziu em 50% o volume de água consumida na fábrica por meio de investimentos nos processos produtivos, na estação de tratamento de efluentes e na educação ambiental dos Colaboradores. A economia ultrapassou os 100 milhões de litros de água potável.

 

Para 2017, a meta do programa interno da montadora, batizado de Pegada Hídrica, é reduzir a quantidade de água utilizada no processo produtivo em 50% do consumo de água e de 30% na geração dos efluentes industriais. A definição de metas e estratégias para a redução do consumo de água e da geração de efluentes é possível por meio da hidrometração, que é a instalação de hidrômetros para a medição do volume de água que passa por uma tubulação dos setores produtivos e administrativos da fábrica, além de medições diárias, ambas possibilitadas pelo programa Pegada Hídrica. Em 2015, todas as áreas da fábrica passaram a ter medidores do consumo de água.

 

As Medições de consumo de água são realizadas diariamente pela equipe de Meio Ambiente e reportadas para cada área de produção. Medir é o caminho para melhor entender a aplicação e poder traçar metas e planos para redução e controle deste consumo.

 

Desde o início de suas operações, a CAOA Montadora investe na estação de tratamento de efluentes industriais e esgoto sanitário. No final de 2013 adotou um novo sistema de tratamento por membranas de ultrafiltração (MBR – Membrane Bio Reactor) com capacidade para tratamento de 55 m³/h. Essa tecnologia proporcionou o reuso dos efluentes depois de tratados nos sanitários e para a irrigação de áreas verdes.

 

A CAOA possui um moderno laboratório para monitoramento diário dos efluentes e da água tratada o que tornam as novas metas ainda mais otimistas. “Em 2015, alcançamos o índice de 94% de reuso dos efluentes tratados e durante o ano de 2016, chegamos a 100%. Temos agora em andamento o projeto que prevê o uso de água de chuva em operações mais nobres do processo produtivo como a alimentação de torres de resfriamento, pintura, entre outras”, lembra Marcio Alfonso.

 

O foco na gestão do consumo da água na CAOA Montadora conta também com o Comitê de Águas, formado por representantes de diversas áreas da empresa com o objetivo de fortalecer e envolver os Colaboradores nas diversas ações promovidas.

 

Outro fator que permite reutilizar a água dentro da fábrica é o sistema de captação de chuva. A fábrica de Anápolis possui lagoas para retenção de toda a água originada da drenagem pluvial para ser usada na irrigação dos mais de 113 mil m² de área verde no entorno das edificações.

 

A partir de 2014, teve início na CAOA Montadora a medição do índice pluviométrico. Com esta informação foi possível reduzir a irrigação no local, ou seja, havendo incidência de chuvas nos finais de semana e períodos noturnos, a equipe de jardinagem recebe a informação no início do dia e replanejar o trabalho evitando a irrigação desnecessária. (O Brasil Sobre Rodas)