Jornal do Carro
O Renault Kwid pode ter pelo menos dois defeitos de fábrica, de acordo com fontes. Um deles seria no sistema de freios traseiros e o outro, na luz de freios.
O número total de defeitos, porém, segundo as mesmas fontes, pode chegar a cinco. A Renault pode ter chamado de volta à fábrica modelos que já estavam a caminho das concessionárias, para fazer verificações.
A montadora, no entanto, nega parte das informações. A Renault comunica apenas que realiza sim uma verificação no sistema de freios traseiros de alguns Kwid.
Em comunicado oficial, a Renault informa:
Em função de um procedimento adotado no transporte entre a fábrica e a concessionária, a Renault está realizando uma verificação no sistema de freio traseiro de algumas unidades de Kwid. A verificação é realizada de forma preventiva e não há registro de nenhuma ocorrência com cliente.
Vendas em outubro
Isso ajudaria a explicar o baixo desempenho em vendas do Kwid neste mês. Até o dia 26, ele não havia atingido nem 3 mil unidades vendidas.
O número é bem inferior aos mais de 10 mil modelos emplacados em setembro. Naquele mês, o carro foi o segundo mais vendido do Brasil. No entanto, estava impulsionado pelas entregas a clientes que o compraram na pré-venda.
No acumulado de agosto e setembro, dois primeiros meses do Kwid no mercado, o Renault ultrapassou os 13 mil emplacamentos.
Nas autorizadas: filas até 90 dias
Nas concessionárias, o prazo para entrega do Kwid é de 30 a 90 dias. Vendedores consultados confirmam que houve checagem nos freios de um lote de modelos.
No entanto, dizem que esta não é a razão da espera. As filas seriam motivadas pela alta demanda pelo carrinho da Renault.
A fonte não informou quais seriam os outros três defeitos do carro. Porém, disse que a montadora pode ter tido algum tipo de problema com um fornecedor. (Jornal do Carro)