Jornal do Carro
Desde que chegou às concessionárias, no fim do ano passado, o Compass é uma pedra no sapato do HR-V. Cerca de R$ 20 mil mais caro na versão de entrada, ele ameaça a hegemonia do Honda mês a mês. Agora, finalmente, o Jeep conseguiu ultrapassar o HR-V e obter a liderança dos SUVs no acumulado do ano.
Com os resultados obtidos de 1º a 27 de outubro (e restando dois dias de emplacamentos para o fim do mês), o Compass soma 38.842 unidades vendidas neste ano. A vantagem é pequena, mas suficiente para garantir, finalmente, a liderança do segmento no acumulado de 2018.
O HR-V somou, até agora, 38.785 exemplares vendidos até agora, no ano. No entanto, até o fechamento de outubro, o Honda pode virar esse jogo. Ainda assim, será provisoriamente, pois há meses o Compass vem aparecendo na frente.
No acumulado de outubro, por exemplo, o Jeep soma 4.317 emplacamentos. O Honda tem 3.859.
Além disso, de maio para cá, o Compass só não foi líder em agosto, mês em que a posição ficou com o Renegade. O HR-V, porém, se mantinha na liderança por ter ido melhor nos três primeiros meses do ano.
O ranking do segmento
Atrás de Compass e HR-V, aparece o já “tradicional” dono da terceira posição, Hyundai Creta. Ele obteve 3.573 emplacamentos. O Kicks foi quarto (3.094), seguido pelo EcoSport (2.752). O sexto mais emplacado até agora é o Renegade (2.703).
O Captur surpreendeu com uma excelente sétima posição. Com 1.964 emplacamentos, o Renault já garantiu seu melhor desempenho em vendas desde o lançamento.
O oitavo colocado, por enquanto, é o WR-V (1.397), seguido por Duster (1.196) e SW4 (890). (Jornal do Carro)