Jornal do Carro
Se atualmente na Europa um modelo movido a hidrogênio custa o triplo de um híbrido convencional, o panorama deve mudar drasticamente nos próximos anos. A Toyota afirma que em 2015 os carros a hidrogênio deverão custar o mesmo.
A queda no preço da tecnologia de hidrogênio deve acontecer na virada da próxima geração. Esperados para 2020, os novos carros movidos pelo gás terão maior escala de produção, o que vai derrubar o custo. Segundo o gerente de novos negócios da Toyota europeia, Naomichi Hata, a produção do Mirai deve chegar aos 30 mil carros por ano. Esse volume é dez vezes maior ao atual.
A ampliação da infraestrutura de abastecimento, ao menos na Europa, também vai impulsionar a venda desses carros. Eles têm autonomia maior que a de elétricos convencionais e são mais fáceis de serem reabastecidos. O motorista não precisa esperar as baterias se recarregarem. Basta encher novamente os tanques de hidrogênio.
A Toyota mostrou no Salão de Tóquio um protótipo chamado Fine-Comfort Ride. Ele traz um ensaio da próxima geração de carros a hidrogênio. Segundo a marca, a autonomia chega a 1.000 quilômetros entre os reabastecimentos. (Jornal do Carro)